Ito, ito, ito aqui não tem mosquisto!

Publicado por:  Marilia Costa Jordao

Hoje os estudantes da Rede Municipal de Educação de Curitiba realizaram passeatas pelas ruas da cidade buscando conscientizar a população quanto aos cuidados necessários para combater o mosquito aedes egipypti. A ideia era que todas as escolas trabalhassem a temática durante a semana, para que hoje fosse realizada uma intervenção social com a comunidade ao redor das escolas.

Nosso ambiente educativo não ficou de fora deste movimento! Foi montado um mural com foto do mosquito, doenças transmitidas e maneiras de “espantar” o mesmo. Cada professora visitou esta exposição com sua turma. Os 3º e 4º anos percorreram a escola procurando áreas que poderiam se tornar possíveis focos para a chegada do mosquito. Os estudantes anotaram suas observações que foram entregues a direção.

As turmas dos 3º anos confeccionaram panfletos informativos e entregaram a comunidade numa caminhada educativa acompanhada pela guarda municipal. As crianças passaram pelo posto de gasolina, conversaram com os funcionários e alguns motoristas que abasteciam seus carros, depois foram até o parque Atuba e orientaram as pessoas que estavam por lá. Já que “prevenir é melhor que remediar”, fiquem atentos as dicas para combater o mosquito:

- As garrafas devem ser embaladas e descartadas corretamente na lixeira. As garrafas de vidro não descartadas devem ser guardadas em local coberto ou de boca para baixo.

- Não deixe acumular água nas lajes. Mantenha-as sempre secas.

-Limpe e nivele as calhas. Mantenha-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água.

- Na parte de trás de algumas geladeiras existe um coletor de água. Lave-o uma vez por semana com água e sabão. O mesmo deve ser feito com bandejas do ar condicionado.

- Tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso.

- Deixe a tampa do vaso sanitário sempre fechado ou vede com plástico. Dê descarga uma vez por semana, nos casos de banheiros com pouco uso.

- Evite ter bromélias e outras plantas que podem acumular água. Se você tem uma planta dessas, retire semanalmente a água acumulada nas folhas.

- Os cacos de vidro nos muros que podem acumular água devem ser vedados ou quebrados.

- O suporte de garrafão de água mineral deve ser limpo toda vez que houver troca ou não estiver em uso.

-Mantenham as caixas d´águas, cisternas ou poços sempre fechadas.

- Os pratinhos de plantas devem estar sempre limpos e com areia até a borda.

- As falhas nos rebocos devem ser nivelados, assim como toda imperfeição em pisos e locais que possam acumular água.

- Mantenha a lixeira tampada e protegida da chuva. Feche Bem o saco plástico.

Autor: Anísio Teixeira, EM | Fonte: Marilia Costa Jordão
ee