Intervenção "Neuromodelando" realizada com os alunos dos 5ºs anos

    Publicado por:  Rafaela Marinho da Silva

Os alunos do 4º período da Psicologia da faculdade Dom Bosco fizeram uma intervenção em nossa escola para mostrar o conhecimento e a capacidade das crianças em pesquisas de Neurociências.

Com orientação da professora universitária Maria José, os estudantes de Psicologia foram instruídos a elaborar uma aula e uma metodologia para levar o estudo de Neurociências até as escolas.

Neurociência é o estudo do cérebro e suas funções em relação ao comportamento humano.

Foi aplicado um relatório/ questionário básico para os alunos dos 5ºs anos para testar seus conhecimentos de senso comum sobre neuro. Na sequência, os universitários aplicaram uma aula básica de neuroanatomia, apresentando à eles os lobos cerebrais e suas funções. Após a aula foram induzidos a realizarem uma atividade em grupo, onde com o uso de massinha de modelar, montaram um cérebro. Foram divididos em 5 grupos e os resultados foram surpreendentes. Os alunos apresentaram um ótimo desempenho.

Após a atividade, mais um questionário foi aplicado para que fossem comparados com o primeiro e analisados pós-aula e pós-atividade.

Autor: Ditmar Brepohl, EM | Fonte: Alunos de Psicologia da Faculdade Dom Bosco