Internet Segura: oficinas e debates sobre o uso adequado da net movimentam rede municipal de Curitiba

    Publicado por:  Maria Duarte

Estudantes da rede municipal de Curitiba estão envolvidos esta semana (26 a 30/9) com as atividades da 4ª Semana da Internet Segura. A programação envolve palestras, oficinas e debates on-line e presenciais em escolas, Faróis do Saber e Inovação e na Secretaria Municipal da Educação.

As ações on-line são realizadas pelo canal do Youtube da Educação, Plataformas Stream Yard e Google Meet. Os temas envolvem combate ao discurso de ódio nas redes, uso adequado do tempo on-line, entre outros.

Segundo a diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional da SME, Estela Endlich, para que as crianças possam aproveitar com segurança as interações virtuais, como o compartilhamento de informações, a produção de conteúdo, a construção de conhecimento e a comunicação, elas precisam ser orientadas.

“A prevenção é a melhor forma para desenvolver competências e habilidades que estimulem a responsabilidade, o autocuidado e a autoproteção evitando possíveis situações de risco e futuros danos; além de alertar para o reconhecimento de situações virtuais que possam desrespeitar os direitos das crianças e dos adolescentes”, comenta Estela.

O Safer Internet Day é uma iniciativa anual com objetivo de promover atividades de conscientização para o uso seguro, ético e responsável das tecnologias da informação nas escolas, universidades, ONG's e na própria rede. Foi criado pela Rede Insafe na Europa e reúne atualmente mais de 200 países para mobilizar usuários e instituições em torno da data e estimular um uso livre e seguro.

Veja a íntegra da programação.

Autor: SME | Fonte: SME