Interações e brincadeiras

    Publicado por:  Vanessa Fabiola da Cruz Gumurski

No mês de outubro, mês em que se comemora o dia das crianças,  demos continuidade ao trabalho com os eixos norteadores das nossas práticas pedagógicas e respaldadas em nosso currículo: “as interações e as brincadeiras”  que ocorrem diariamente no cotidiano das nossas crianças no CMEI. Partimos da concepção que o brincar é a atividade principal da criança e é por meio dele que a criança se desenvolve e aprende. 

“As interações e a brincadeira são os eixos estruturantes das práticas pedagógicas na Educação Infantil por meio dos quais bebês e “crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização”. (CURITIBA, 2020, p. 76 apud BRASIL , 2018).”

O Currículo da Educação Infantil  de Curitiba: Diálogos com a BNCC,  traz os seis direitos de aprendizagem homologados pela Base Nacional Comum Curricular (2018) enquanto uma metodologia pedagógica que revela no fazer dos bebês e das crianças sua potência para aprender. São  direitos de aprendizagem das crianças: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.  Nesse sentido, nos cabe enquanto profissionais da Educação Infantil, o compromisso com as infâncias, garantindo esses direitos para nossos bebês e crianças. 

Sendo assim, para homenagear nossas crianças e reafirmar nosso compromisso com as infâncias, organizamos uma mostra com fotos não só da semana da criança, mas de outros momentos vividos por elas em nossa unidade, momentos que aprendem  por meio das interações e brincadeiras. 

 

Autor: Equipe Gestora | Fonte: Equipe CMEI Conjunto Monteverdi
00450877.jpg
Momentos vividos Berçário Único
1/24