Integrantes da equipe interna do Conselho Municipal de Educação de Curitiba apresentam trabalho no EDUCERE

Publicado por:  Silvana Cordeiro de Mello

O evento EDUCERE 2017 – PUCPR, aconteceu no dia 29 de agosto de 2017 e reuniu professores da educação superior e da educação básica, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação nacionais e internacionais. Houve a participação das integrantes da equipe interna do CME, Ana Lúcia de Gouvêa Cardoso, Maria Cristina Elias Esper Stival, Silvana Mendes Schuindt e Vera Lucia Bandeira, com o relato de experiência que versou sobre: "Experiência do II Fórum do Conselho Municipal de Educação de Curitiba – CME – Educação em Direitos Humanos”.

O EDUCERE é o Congresso Nacional de Educação, realizado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, a cada dois anos, com o objetivo de promover reflexões sobre formação, prática e pesquisa educacionais em um contexto globalizado, diversificado e de forte demanda social. Nesse ano, mais uma vez, houve a parceria com o IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação – SIRSSE e o VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO), promovendo discussões em torno do tema “Formação de professores: contextos, sentidos e práticas”.

A apresentação abordou brevemente a experiência do CME quanto à realização do seu II Fórum, com o tema Educação em Direitos Humanos. O CME, como órgão que dentre suas funções, a função de mobilização social, propôs em suas metas a realização de Fóruns de debates com segmentos envolvidos nas temáticas propostas, sendo para o ano de 2017, Educação em Direitos Humanos.

Segundo as participantes do CME, a experiência foi gratificante e mereceu a sua divulgação com a apresentação no EDUCERE 2017, pelo fato de ser um tema presente nas discussões da sociedade contemporânea. Houve também nas avaliações do II Fórum - Educação em Direitos Humanos, a solicitação de divulgar e ampliar as discussões sobre a temática.

Na apresentação da experiência no EDUCERE houve a interação e a participação dos presentes, que consideraram uma experiência rica e necessária expandir, tendo em vista, a necessidade urgente de reflexões para avanços em nossa sociedade quanto às relações humanas e os Direitos Humanos e o quanto as instituições escolares tem uma relação intrínseca e responsabilidade com a temática.

O texto apresentado neste Congresso pode ser acessado no seguinte endereço: http://educere.pucpr.br/p1/anais.html?tipo=4&titulo=&edicao=6&autor=&area=91

Ou na página do CME, no Portal Cidade do Conhecimento: Artigos.

Autor: CME | Fonte: CME
Educere