Integrando Saberes: possibilidades de sistematização 2019 - NRE Boa Vista

    Publicado por:  Paulo Henrique Machado

No dia 1º de abril, profissionais das escolas municipais do Núcleo Regional da Educação Boa Vista iniciaram o curso Integrando Saberes, ministrados pelos alfabetizadores Ana Lucia Maichak de Gois Santos (Língua Portuguesa) e Ed Carlos da Silva Rocha (Matemática), nas dependências do Colégio Estadual Santa Cândida.

 

A formação tem como objetivos: desenvolver o estudo de temas relacionados ao contexto de sala de aula referentes aos conteúdos dos diferentes componentes curriculares; compreender a resolução de problemas como metodologia norteadora do trabalho pedagógico de matemática em sala de aula; discutir a alfabetização matemática e linguística na perspectiva do letramento; compreender que os jogos matemáticos e linguísticos são recursos lúdicos necessários ao ensino dos conteúdos de cada componente curricular; refletir sobre a importância da sistematização dos conteúdos para uma efetiva compreensão dos mesmos.

 

Nos dois primeiros dias de encontro, a formação foi de Língua Portuguesa para 2º e 3º anos, em que utilizou-se a abordagem do Ensino Híbrido na modalidade rotacional para o desenvolvimento de reflexões com os profissionais presentes, tendo como finalidades: refletir sobre os conceitos de alfabetização e letramento, pautando-se nos documentos norteadores da RME; analisar as 10 propriedades do Sistema de Escrita Alfabética (SEA); vivenciar e elaborar atividades envolvendo as hipóteses de escrita a partir de conteúdos curriculares. Nos dois primeiros dias totalizou-se a presença de 162 profissionais, entre pedagogos e professores.

 

Nos dias 04 e 05 de abril ocorrerá a formação com Matemática, envolvendo os profissionais do Ciclo II. No dia 08 de abril, o encontro será com os profissionais do 1º ano.

Autor: NRE Boa Vista | Fonte: Alfabetizadores do Núcleo Regional da Educação
00207558.jpg
Integrando Saberes
1/13