Integrando Saberes (Matemática): possibilidades de sistematização 2019

    Publicado por:  Paulo Henrique Machado

 

Nos dias 04 e 05 de abril de 2019, profissionais das escolas municipais do Núcleo Regional da Educação Boa Vista participaram do curso Integrando Saberes (Matemática), ministrado pelo alfabetizador matemático Ed Carlos da Silva Rocha, nas dependências do Colégio Estadual Santa Cândida.

Neste primeiro encontro de matemática, foram envolvidos os saberes que permeiam as ações da gestão educacional, no que se refere ao planejamento do ensinar e do aprender, tendo como objetivo discutir, refletir, compreender e perceber a importância dos conteúdos matemáticos que integram o currículo escolar. O trabalho com os professores contemplou questões do plano curricular, do planejamento de ensino e do plano de aula em matemática. 

 

Conforme consta nos cadernos de encaminhamentos metodológicos do Integrando Saberes, o pensar no processo ensino-aprendizagem suscita ações que contribuam com reflexões e aprofundamentos sobre a prática e a teoria, inspirando professores e pedagogos a criar e a planejar situações pedagógicas que favoreçam a ampliação do conhecimento dos estudantes. Esses aspectos podem ser potencializados quando desenvolvidos por meio de ações pedagógicas que integram os diferentes saberes, de modo a favorecer a prática docente. 

 

Estabelecer uma relação entre os conteúdos abordados em sala de aula com atividades voltadas à realidade dos estudantes é sempre um grande desafio! O ambiente educativo, a adequação metodológica e a elaboração de problemas são elementos essenciais nessa integração. 

 

Autor: NRE Boa Vista | Fonte: SME e NRE Boa Vista
00208092.jpg
Integrando Saberes - Matemática
1/10