Integração utilizando elementos da natureza

    Publicado por:  Lucimara Aparecida Muratori

Religar as crianças com a natureza: desemparedar!!!

Devido às intensas temperaturas quentes, no último mês em Curitiba, nossa unidade propôs um dia de brincadeira na água utilizando lona, mangueira, caixas, bexigas. Tudo foi muito bem organizado por toda a equipe da unidade e os familiares se prepararam para esse dia, trazendo roupas e acessórios adequados para seus filhos.

O clima colaborou dando um dia de sol e calor intenso e as crianças se divertiram muito à procura da água para se refrescar e ao mesmo tempo brincar. Essa atividade não foi proveitosa somente as crianças, pois as professoras puderam ao mesmo tempo atende-las e se divertir com a animação delas. Os bebês também aproveitaram esse momento único, foram proporcionadas piscinas de plástico com água, bolinhas de plástico, bexigas com água, num ambiente livre, o solário, e assim conforme as seguranças dos bebês brincavam sobre os cuidados atentos das professoras.  

Esse é um momento tão rico, pois eles aprendem tanto estando ao ar livre, ou sobre colchonetes, desfrutando do espaço aberto, atentos ao que está ao redor.

Num outro momento foi a integração incluindo elementos da natureza, pudemos constatar através possibilidades oferecidas ás crianças como é significativo, um sentimento de contentamento nos olhos pequeno ser.

A grama, madeira, terra, folhas, insetos, tudo isso num ambiente livre e amplo gera uma sensação de liberdade e de pertencimento do que lhe está sendo oferecido.

Por isso afirmamos a importância de as crianças desfrutarem de um ambiente bonito, arejado, iluminado pelo sol, que ofereça conforto térmico, acústico e visual. Mais que isso, entendendo que as crianças são seres da natureza, é necessário repensar e transformar uma rotina de trabalho que supervaloriza os espaços fechados e propicia contato cotidiano com o mundo que está além das salas de atividades.

Encantar-se com a beleza do dia, brincar na chuva, comer goiaba tirada do pé, ouvir o canto de um pássaro, observar as nuvens brincando no céu... que ensinamento, que aprendizagens, que estados de espírito essas experiências propiciam? Todos sabem o quanto faz bem, nos tranqüilizam, nos energizam.

Entretanto, até bem pouco tempo, a idéia de trocas de energias entre corpos humanos era identificada com teses esotéricas. Trabalhadas pela física quântica, a descoberta de que a matéria tem uma dupla natureza, ora de partícula, ora de onda (SOUZA SANTOS, 2001) abre caminho para estudos em torno da importância dos efeitos sobre os corpos humanos, do convívio prolongado com elementos do mundo natural (FREINET, 1979; ROUSSEAU, 1978).

Autores do campo da Psicologia ambiental (PROFICE, 2010) afirmam que as crianças apresentam uma tendência a aproximação e familiaridade com seus elementos, uma afeição pelas coisas vivas, denominada biofilia; à medida que são afastadas dos ambientes naturais, essa afeição pode não se desenvolver, gerando, ao contrário, sentimento de desapego e indiferença em relação ao mundo natural. Assim, cuidar das crianças significa mantê-las em contato com o universo natural de que são parte. Se o nosso compromisso é com a sua integridade e com a preservação da vida no planeta, Sol, ar puro, água, terra, barro, areia são elementos/condições que devem estar presentes no dia-a-dia de creches e pré-escolas.

Autor: Érico Veríssimo, CMEI | Fonte: Lucimara Aparecida Muratori
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