INTEGRAÇÃO COM AS FAMÍLIAS

    Publicado por:  Heloise Helena Lemes

Segundo o Caderno I – princípios e fundamentos – Educação Infantil compartilhar a educação da criança com a família é, sobretudo, acolher e envolvê-la. Os profissionais têm como desafio envolver as famílias para que estejam presentes no cotidiano, participando das decisões e da vida das crianças na instituição educativa. Segundo o parecer nº 20/2009, o trabalho pedagógico desenvolvido na educação infantil pode apreender os aspectos mais salientes das culturas familiares locais, para enriquecer as experiências cotidianas das crianças. (BRASIL, 2009ª, p.13). As famílias têm muitos saberes para compartilhar e contribuir com as ações desenvolvidas. Quando esses saberes são valorizados, abre-se espaço para as culturas familiares e para a cultura local que, somadas à instituição, enriquecem os saberes dos profissionais e das famílias. “Quando, dentro do grupo, os pais compartilham suas experiências contando com a presença do educador na função de coordenador, mas sem dirigir a situação, nascem pensamentos que organizam e se clarificam cada vez mais, permitindo que cada um alcance, a qualquer momento, uma maior consciência das próprias potencialidades educacionais”. (FORTUNATI, 2009, P. 57). Sabendo da importância da família dentro na unidade educacional planejamos uma tarde prazerosa de integração com as nossas famílias, no qual elas tiveram a oportunidade de estar junto com os seus filhos, com os professores e compartilhando saberes entre eles, participando um pouco da rotina das crianças. Tudo foi preparado com muito amor, carinho e dedicação para que tivessem um tempo de qualidade juntos.  Participaram de brincadeiras, faz-de-conta, teatro, oficina de brinquedos recicláveis, desenho, pintura, momento da beleza, contação de história.

Acolher as famílias com disponibilidade e organização fortalece vínculos e melhora a qualidade das relações na educação das crianças.

Autor: José Alencar, CMEI (Ganchinho II) | Fonte: Heloise Helena Lemes
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