INTEGRAÇÃO COM AS FAMÍLIAS NA PRAÇA ZUMBI DOS PALMARES

    Publicado por:  Carla Hoffmann Dias

No dia 15/12, realizamos nossa última integração com as famílias na Praça Zumbi dos Palmares. Foi um momento de ampliação cultural, brincadeira e confraternização.

Neste dia, as crianças e famílias participaram de uma oficina de capoeira e frevo com a Capoeirista Cléo, que realiza um trabalho voluntário com a capoeira na praça. Ela compartilhou com todos um pouco da história e cultura africana através de propostas lúdicas envolvendo instrumentos musicais, músicas, ginga e sombrinhas de frevo. As crianças se divertiram e se envolveram de forma ativa.

Na sequência, as famílias foram convidadas a realizar uma aula de campo com a professora Adriane, do Linhas do Conhecimento, onde conheceram um pouco mais sobre a história da praça, quem foi Zumbi dos Palmares, bem como elementos e simbologia da cultura africana presentes no local, principalmente no portal de entrada. Foi um momento de ampliação cultural muito significativo. Alguns pais comentavam que costumavam visitar o local, mas nunca haviam percebido alguns elementos existentes.

Também realizamos o sorteio de uma cesta de Natal de nossa “Ação entre Amigos”, doada pela Fabiana, uma mãe do Conselho do CMEI. A família contemplada foi a da Sarah, do Maternal I.

Para finalizar, as crianças e famílias puderam vivenciar momentos de integração e brincadeira nos espaços da praça, brinquedos da SMELJ, cama elástica, bolas, escorrega de papelão, entre outras propostas lúdicas, além de realizarem um piquenique em família. Esta foi uma oportunidade de integração para além do espaço do CMEI, onde crianças, pais e irmãos puderam vivenciar uma manhã diferenciada, recheada de cultura e alegria.

Autor: Moradias Gramados, CMEI | Fonte: EPA
00200584.jpg
Integração na Praça Zumbi dos Palmares
1/63