Integração com as famílias, em comemoração a "Semana do Brincar"

Publicado por:  Gislaine Cristina Bellis

Toda criança tem direito a conviver, explorar, participar, expressar, conhecer-se e a brincar! E em  todo o mundo acontece a "Semana Mundial do Brincar" entre os dias 22 e 30 de maio,

"A SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR" é uma grande mobilização que busca sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e a essência da infância. Organizações públicas e privadas, indivíduos e grupos voluntários podem participar, promovendo ações como brincadeiras, palestras e debates, lives, entre outras ações.

E o CMEI Parigot de Souza promoveu ações que, mesmo em tempos remotos, viessem a alcançar todos os lares das crianças pertencentes à nossa comunidade local. Durante toda semana as professoras enviaram vídeos com brincadeiras simples, que poderiam ser realizadas dentro do âmbito familiar, mas que não deixasse de ter uma intenção no desenvolvimento infantil.

Pensamos,sentimos e agimos em prol das nossas crianças, não só através de vídeos enviados, mas de propostas que dessem sentido à essas ações e momentos de encontros através de videoconferencia com cada turma de Maternal II e Prés.. Esses encontros, além de promover a brincadeira, promove integrações entre profissionais, famílias e crianças.
Tivemos festa do pijama, festa a fantasia, encontros calorosos e contamos com a participação do Professor Renan Machado, do Departamento de Educação Infantil, na qual permitiu às crianças uma aproximação ainda maior e sentimento de pertencer á nossa Cidade Educadora. As crianças simpelsmente ficaram encantadas com as dinâmicas elaboradas pelas professoras e a oportunidade de conversar com o professor Renan.

Encerramos a nossa "Semana do Brincar" com sábado de integração com as famílias, a fim de promover um encontro entre as turmas, envolvendo desde os Berçários até os Prés. Tivemos contação de história com a representante de NREBN Angela Celmira, a participação da pedagoga de NREBN Elisabete Cruz e Articuladora de NREBN Ana Lucia. Bem como propostas muito bem elaboradas por todas as profissionais do CMEI, que abrilhantaram essa manhã de sábado, colocando todas as famílias  para "brincar."

O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. ... O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora, além de estreitamento afetivo com quem proposrciona esses momentos.

O CMEI Parigot de Souza agradece à todas as famílias que nos permitiram entrar em seus lares para juntos "brincarmos" com elas.

Autor: Gislaine Cristina Bellis | Fonte: Secretaria Municipal da Educação
Momento da história.