Integração 5º ano

    Publicado por:  Rosani Machado

Final de ano se aproximando e os alunos do 5º ano começam a se preocupar com a mudança de escola, pois a maioria inicia no 1º ano nas escolas municipais e saem no 5º ano, tendo um convívio de 5 anos num espaço mais restrito, com número menor de turmas e alunos por período.

Pensando nesta mudança de espaço e de rotina escolar as Secretarias de Educação Municipal e Estadual, viram a necessidade de proporcionar à esses alunos do 5º ano, um momento de integração, onde estes tivessem a oportunidade de conhecer a estrutura de uma escola estadual e seu funcionamento.

Sendo assim, na manhã do dia 24 de Outubro, as turmas do 5º ano A, B e C participaram desta integração que já é realizada desde 2015, no Colégio Estadual Nossa Senhora Aparecida, que fica bem perto da nossa escola.

Os alunos foram recepcionados pela diretora Laureci e fizeram um “tour” pelo colégio, onde conheceram todo o espaço físico como: parte administrativa, sala de vídeo, sala de leitura, salas de aula, refeitório, biblioteca, etc. Duas apresentações foram realizadas aos visitantes, sendo uma apresentação de violão e voz, e a outra uma dança folclórica, as quais foram preparadas pelos alunos do 6º ano do colégio, alguns até, nossos ex-alunos.

Após, assistiram um vídeo o qual mostrou diversas atividades desenvolvidas pelo colégio ao longo do ano letivo como: festas, apresentações, sorteios, competições, formação dos professores, etc.

E para fechar este momento tão especial, os alunos foram levados ao refeitório, onde foi servido um delicioso lanche (o mesmo servido aos alunos do colégio naquele dia).

Na saída, um cartãozinho com um doce foi entregue aos alunos da nossa escola, agradecendo a visita e a participação neste momento de integração.

Acreditamos que o objetivo dessa integração foi cumprido, pois os alunos voltaram mais tranquilos e seguros pela oportunidade de conhecer um pouco do colégio, seus espaços, a rotina, alguns profissionais que lá atuam, demonstrando-se motivados para o ano letivo de 2018, sabendo que serão bem acolhidos no novo espaço.

A equipe da Escola Municipal Professor Leonel Moro agradece a diretora Laureci, demais profissionais e alunos do Colégio Estadual Nossa Senhora Aparecida, pela atenção e carinho na acolhida de nossos alunos do 5º ano. 

Autor: Prof. Leonel Moro, EM | Fonte: Professora Maria Cristina Rigon