Inscrições para aderir ao programa estão abertas até quinta-feira

    Publicado por:  Maria Duarte

Escolas da rede municipal de ensino com interesse em participar do programa Escolas Criativas, articulado pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), com apoio da Fundação Lemann e Lego Foundation, têm até a quinta-feira (5/8) para fazer a inscrição. As escolas interessadas deverão preencher o formulário – já enviado às unidades - registrando a intenção de adesão. Os professores interessados devem entrar com contato com a direção da unidade.

Em junho, a rede municipal de ensino de Curitiba foi selecionada para participar do programa Escolas Criativas, que busca incentivar práticas pedagógicas inovadoras, criativas, significativas e inclusivas para crianças na faixa etária de 6 a 12 anos. 

“A participação dos gestores escolares é fundamental no desenvolvimento do programa, articulando os profissionais da escola e viabilizando as atividades e a integração com a comunidade", destaca Estela Endlich, diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional da Secretaria Municipal da Educação.

O Escolas Criativas pretende beneficiar, em todo país, 500 mil crianças, com soluções inovadoras que ajudem a tornar a educação mais criativa, colaborativa e inclusiva em redes públicas de ensino do Brasil.

Curitiba já havia passado pela fase de entrevistas, com outras redes públicas de ensino, e em junho foi selecionada para integrar o programa pelos próximos quatro anos.

Critérios de avaliação

As propostas serão avaliadas por uma comissão técnico-pedagógica, com representantes da Secretaria Municipal da Educação e dos dez Núcleos Regionais.

Será contemplada uma unidade de cada regional que atenda aos seguintes critérios: 

- Interesse e disponibilidade para o desenvolvimento do projeto

- Adesão dos profissionais em projetos na instituição e ações formativas

- Abertura para novas ideias e propostas

- Promoção de estratégias para o engajamento da comunidade escolar no programa

- Assumir o compromisso na execução do projeto e outras ações demandadas pela RBAC

- Relato de práticas escolares: ações, projetos ou iniciativas estruturadas na escola que são alinhadas com os princípios da Aprendizagem Criativa.

Mão na massa

Praticada de forma consistente desde o início da gestão do prefeito Rafael Greca, com oficinas maker nos Faróis do Saber e Inovação, Faróis Móveis e ações em salas de aula, a aprendizagem criativa é uma realidade duradoura na rede municipal de ensino de Curitiba.

Em abril, a Secretaria Municipal da Educação deu mais um passo para manter essa dinâmica nas escolas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) ao assinar Termo de Cooperação Técnica com a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa via Fundação Lemann, para a adoção sistêmica da aprendizagem criativa no município.

Na prática, isso significa que as ações desenvolvidas nas unidades manterão a linha do "faça você mesmo", estimulando crianças e estudantes a pensar e a resolver problemas e questões do dia a dia e de suas comunidades, como os projetos desenvolvidos nos faróis.

Autor: SME | Fonte: SME
00305685.jpg
Praticada de forma consistente desde o início da gestão do prefeito Rafael Greca, com oficinas maker nos Faróis do Saber e Inovação, Faróis Móveis e a
1/1