Injeção de informação e carinho!

    Publicado por:  Cleonice Serafim da Silva

            Hoje dia 28 de setembro, dando continuidade a proposta de profissões o Pré I recebeu a visita de uma enfermeira muito especial, A Karol, Mãe de uma de nossas colegas de sala a Thaila Vitória. Hoje quando a Karol chegou, todos nós do Pré I já sabíamos sua profissão mas não sabíamos exatamente o que ela fazia e quais os seus materiais de trabalho.

                Ela entrou na sala, se apresentou e disse onde trabalhava, nossa turma estava encantada pois ela já chegou de uniforme, um jaleco todo branco e de mangas longas, inclusive a Thaila perguntou pra ela sobre o símbolo que havia em seu braço e ela explicou que aquele símbolo representava os técnicos em enfermagem. Thaila ficou ao lado da mãe ajudando-a durante toda visita.

            A Enfermeira Karol trouxe uma bolsinha recheada de instrumentos de trabalho, ela nos mostrou um estetoscópio e disse que servia pra ouvir o coração. O Joao ficou bastante intrigado e disse que o coração dele batia bastante e perguntou se ele podia ouvir, sensível Karol permitiu, chamando-o. 

         Depois ela mostrou o esfigmomanômetro (nome difícil), ninguém soube falar, mas ela nos contou que esse instrumento também e conhecido como “Aparelho de Pressão”. Karol nos mostrou luvas, seringas, agulhas de injeção. Falou que ela tira sangue de pessoas pra fazer exames e aplica vacinas, quando ela falou das vacinas todos se identificaram e disseram que quando tomam vacina eles ganham o carimbo de uma “gotinha correndo” na mão. Inclusive em uma oportunidade durante a nossa conversa a Karol aplicou uma dose de insulina na professora Estela que é diabética e mostrou pra todos quais são os procedimentos para a aplicação de uma injeção.

             Após mostrar os instrumentos de trabalho a enfermeira nos falou dos cuidados com a higiene, nos mostrou um vídeo de como lavar as mão e vencer os germes e bactérias para evitarmos ficar doentes. Depois do vídeo ela nos acompanhou até o banheiro e ensinou passo a passo como devíamos lavar as mãos.

            Antes da Karol ir embora a Thaila nos contou toda orgulhosa da mamãe que uma vez eles presenciaram um acidente em que uma moto bateu num carro, e a mamãe dela ajudou a cuidar do homem da moto antes dos médicos chegarem.

            As crianças ficaram muito felizes com a visita, convidamos ela para uma foto e dissemos que será sempre bem vinda em nossa sala pois aprendemos muito com ela.

              Muito obrigada enfermeira Karol

 

Autor: São Carlos, CMEI | Fonte: Professoras e crianças do Pré I
00188586.jpg
IMG-20180928-WA0065.jpg
1/7