Inicio do Atendimento Híbrido no CMEI

    Publicado por:  Ana Beatriz Souza Cerqueira

 

No dia 26 de julho a equipe do CMEI Centro Cívico retornou ao trabalho presencial , a fim de preparar espaços e propostas para o retorno das crianças cujas famílias optaram pelo atendimento híbrido para o segundo semestre.

 Os responsáveis tiveram a semana de 19 a 23 de julho para escolher a forma de atendimento educacional para suas crianças, podendo optar por híbrido ou remoto.

Conforme as orientações da Secretaria Municipal de Educação, estava previsto que as turmas de Pré e Maternal II retornassem no dia 2 de agosto, e no dia 9 de agosto, as turmas de Berçário II e Maternal I. 

Entretanto, em 30 de julho, houve uma nova orientação para o retorno das todas as turmas, antecipando a volta das turmas de Berçário e Maternal I, por conta do bom andamento das cem unidades que iniciaram dia 19/07, que estão incluídas no Programa Leia Mais e que, monitoradas pela secretaria de saúde durante duas semanas, confirmaram a segurança desse retorno para as demais unidades. 

Assim, foi considerado adequado retornar com as crianças, divididas em grupos de acordo com a capacidade das salas  (assim como em fevereiro deste ano), garantindo o distanciamento social e podendo cada grupo frequentar o CMEI em semanas alternadas, tendo em paralelo o atendimento remoto.

Os protocolos de segurança foram reforçados, com a sanitização dos espaços, a disposição de álcool gel em todos os ambientes, compra de termômetros e tapetes sanitizantes, além de disponibilizar equipamentos de proteção individual aos profissionais, como máscaras e escudos faciais de proteção.

A entrada e saída foi organizada em horários diferenciados para as turmas, e rotas de entrada e saída dentro da unidade foram planejados, com sinalização no  chão para guiar as famílias, evitando aglomerações nesses horários.

A medição de temperatura é realizada sempre na entrada das crianças, e as famílias foram orientadas a informar no caso de sintomas respiratórios, evitando levar a criança ao CMEI nesses casos. 

Lembrando que desde o início do ano, o trabalho pedagógico do CMEI tem sido contínuo, mesmo à distância, a equipe está empenhada em manter interações com as crianças e famílias, mantendo os vínculos, enviando propostas lúdicas e materiais para que as famílias possam realizar essas propostas. Os livros da biblioteca itinerante tem sido enviados e outras ações pedagógicas  têm sido feitas, ou seja, o CMEI nunca parou.

 O atendimento dos grupos que escolheram o atendimento exclusivamente remoto foi garantido ainda, por meio da TV escola, diariamente para as turmas de Pré.

As professoras retornaram ao atendimento presencial uma semana antes para os preparativos de materiais, propostas e espaços, a fim de acolher as crianças da melhor forma possível.

O CMEI Centro Cívico preza pela qualidade da educação infantil pública e reafirma seu compromisso com o desenvolvimento das crianças e com as ações que visem um ambiente acolhedor e seguro mesmo em meio ao cenário de pandemia, coloca-se como instituição que visa fazer a diferença em nossa sociedade.

       

Autor: Professora Eliane de Chan Oliveira | Fonte: CMEI Centro Cívico
00307335.jpg
Retorno
1/24