Inclusão na sala de aula: somos todos diferentes
A turma do 2.º ano “C”, da professora Laiz Massuchetto tem um estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) clássico. Para recebê-lo no início do ano a turma foi preparada trabalhando o que é autismo, por meio de vídeos e da história “Autismo: uma realidade”, de Ziraldo.
O estudante tem o seu cantinho adaptado onde realiza as atividades e um tapete para intercalar momentos de lazer devido ao curto tempo de atenção e especificidades próprias das pessoas com TEA.
Ao longo do 2.º trimestre, juntamente com a profissional de apoio Renata Lang, foram trabalhadas habilidades e entre as atividades estão o recorte, a colagem, a pintura, o pareamento de letras e palavras, associação e classificação e, na hora de brincar, é feito uso de brinquedos como carrinhos, Lego e outras pecinhas de montar e quebra-cabeças, por exemplo, sempre seguindo uma rotina específica.
Como adequação metodológica sobre a história “Viviana, a rainha do pijama”, além do pareamento das mesmas palavras trabalhadas com a turma, foi realizado um projeto sobre diversidade, fazendo aproximações entre Língua Portuguesa e esse conteúdo de Geografia. Para finalizar, cada estudante pintou o seu pijama e colou no cartaz coletivo, demonstrando que ninguém é igual a ninguém. Nosso autista adorou participar da mesma atividade com todos, construindo o significado de inclusão e o sentimento de pertença ao grupo e, na festa do pijama, ele sentou ao lado do amigo para lanchar. Foi uma conquista nas suas relações sociais e afetivas.




Autor:
CEI Ulisses Falcão Vieira, EM
|
Fonte:
Professora Laiz Massuchetto