Incentivo à leitura nas escolas de Santa Felicidade

    Publicado por:  Andreia Luciana Batista

Com dedicação e apreço, as agentes de leitura que trabalham nas escolas da regional de Santa Felicidade tem desenvolvido ações de incentivo à leitura e momentos culturais  planejados em consonância com o Currículo da Educação Infantil e Ensino Fundamental da SME.

A preparação do ambiente é primordial para encantar as crianças e estudantes, assim, as agentes de leitura se prepararam com a higienização dos acervos, sinalização na biblioteca para facilitar o empréstimo com objetivo de evitar aglomerações, decoração atrativa com personagens de histórias, cadastros de novos estudantes e planejamentos de ações culturais respeitando o Protocolo de Retorno às Atividades Presenciais – Orientações aos agentes de leitura/2021.

Na Escola Municipal João Stival, a agente de leitura Lizete Cecilia Jedrzejczyk desenvolveu, no mês de agosto, uma ação em parceria com as professoras de Educação Infantil Fabiana Mazon e Fernanda Carvalho, uma contação de história com o livro “Isso não é um elefante”, de Bartolomeu Campos de Queiroz, onde a professora preparou um cenário ao ar livre para esse momento, que as crianças chamaram de “barraca das histórias”. Após a contação, as crianças exploraram o jardim em busca da personagem da história e deram continuidade na proposta através de pesquisas sobre as formigas e na confecção de um formigueiro, o que deixou as crianças muito entusiasmadas.  

Apresentamos também as propostas que outras escolas prepararam em suas bibliotecas para receberem os estudantes e crianças com um ambiente lúdico e convidativo para incentivar a leitura e o gosto pela literatura.

Autor: Andreia Luciana Batista | Fonte: Núcleo Regional da Educação de Santa Felicidade
00310720.jpg
Contação de história ao ar livre
1/9