Incentive seu filho a ler. A leitura pode trazer benefícios incalculáveis para a vida das crianças.

Publicado por:  Julio Cesar da Cruz Machado Junior

Incentive seu filho a ler

A leitura pode trazer benefícios incalculáveis para a vida das crianças. Por isso, reserve um horário do dia para a leitura. Segundo o MEC (Ministério da Educação) e outros órgãos da Educação, a leitura:

* Permite ao homem se comunicar melhor e aprender.

* Estimula o senso crítico e faz com que a criança tenha um maior rendimento na escola.

* Amplia o conhecimento do mundo.

* Aumenta o vocabulário.

* Desenvolve a criatividade e a imaginação.

* É uma forma de ter acesso às informações e, com elas, buscar melhorias para si e para o mundo.

* Facilita a escrita.

Na Biblioteca Erasmo Pilotto no período da manhã estão sendo realizados várias atividades e projetos pela agente de leitura Lílian C.C.R. Martins com apoio da profª Sandra Longo e da inspetora Maria do Rocio, com o objetivo de estimular a leitura prazerosa e contribuir para a formação de leitores autônomos e competentes, auxiliando assim os componentes curriculares.

Entre empréstimos e devoluções de livros, é realizado também contação de história, teatro e música. Aconteceram oficinas como a elaboração de frases com o tema “Gentileza gera Gentileza” e confecção de marcadores de páginas com materiais reaproveitáveis integrado ao projeto de Sustentabilidade desenvolvido na escola.

Como extensão da biblioteca, duas vezes na semana há o carrinho da leitura na hora do recreio, facilitando o acesso à leitura de livros, revistas e gibis.

Outro projeto que vem dando seqüência de anos anteriores são as frases de leitura rápida expostas pelos corredores da escola que incentivam o crescimento pessoal, auto-estima, formação de caráter, reflexão e análise, deixando o ambiente colorido e mais agradável. A este projeto das frases está sendo integrado outros assuntos e conteúdos trabalhados na escola e na biblioteca.

Lembramos que no período da tarde a profª Márcia Regina Francisco também faz empréstimos e devoluções para os alunos e funcionários semanalmente e Dona Maria sempre dando apoio.

O momento cultural é realizado mensalmente com apresentação de uma turma, dando assim a oportunidade de todas as turmas se apresentarem no ano. A profª regente escolhe o tema de acordo com o conteúdo trabalhado, ensaia para apresentar no momento cívico. No dia, a direção da escola faz uma fala e é cantado o Hino Nacional. A agente de leitura, ajuda a organizar e enfeitar o espaço da apresentação, auxilia na música, vídeo, enfim no que for necessário. Neste dia as famílias são convidas para assistir a apresentação. É um momento bem importante onde à família participa e prestigia o trabalho do seu filho, fazendo assim o vínculo família e escola.

Autor: Prof. Erasmo Pilotto, EM | Fonte: Sandra Longo
Foto biblioteca 4