Inauguração do novo parque do CMEI com as famílias e crianças

    Publicado por:  Adamari Rodolfo Depetris

POR QUE CRIAMOS PROPOSTAS DESAFIADORAS, DIVERTIDAS AS NOSSAS CRIANÇAS?

AS RAZÕES SÃO MUITAS...

AGORA, VER AS CRIANÇAS FELIZES É BOM DEMAIS...

O desejo dos pais e dos profissionais que atuam nos Centros de Educação Infantil é de que as crianças tenham espaços amplos, convidativos, desafiadores, divertidos para brincar.

O CMEI Dr. Eraldo Kuster, ciente desse desejo, tinha um problema com muitas hipóteses de solução. O fator mais importante a unidade já tinha, espaços amplos, porém com poucas possibilidades as crianças. Situação que causava desconforto aos responsáveis pelas ações da instituição.

O Conselho do CMEI reuniu-se e apontou caminhos dentro da realidade contextual. Foi necessário levar em consideração a estrutura do CMEI, as condições dos espaços, condições financeiras, interesse e desenvolvimento das crianças.

Unindo “o útil ao agradável”, de forma inteligente, optou-se em contratar profissional qualificado para construir propostas para o parque. Como havia a necessidade de angariar recursos financeiros, o CMEI aproveitou para criar eventos em que angariar laços afetivos.

Entre as atividades realizou-se a festa junina, que proporcionou estreitamento de vínculo, divertimento e como os seres humanos, culturalmente, não conseguem se juntar sem uma comidinha boa, já arrecadamos fundos para entrada da construção do parque.

Após a festa, com o nome limpo na praça colocamos as contas no prego e a Empresa FF Fernando iniciou as propostas para o parque.

As crianças, o “logos” (a razão) de nossas ações foram as primeiras a experimentar e unanimemente aprovaram as novas possibilidades.

O segundo passo foi chamar as famílias para conhecer as propostas. E para aprovar, assim como as crianças, tem que experimentar. Conseqüência, os pais brincaram e se divertiram com as crianças. Mais uma vez fomos oportunistas, aproveitamos o corre, corre, a exploração, a queima de energia dos pais e das crianças, que tinham que comer para repor os gastos calóricos e assim fizemos uma pastelada para juntar mais um dinheiro a fim de pagar mais uma parte.

Nada de perder o crédito, ainda existe muitos “desafios”, precisamos de mais propostas “desafiadoras” para as nossas crianças.

O momento das famílias no parque foi inesquecível. As crianças se realizaram com os pais, familiares brincando com elas. E as famílias, voltaram à infância brincando com as crianças.

Mais surpreendente foi observar o sentido de pertencimento das crianças àquele ambiente, interagiram com os pais como donas daquele lugar; e são. As crianças aproveitaram para mostrar tudo que sabiam fazer naquele local. Tiraram o fôlego de muitos pais ao pegar, o que elas chamam de prancha e desciam morro abaixo; ou nas escaladas de barranco, do trepa, trepa, ansiosas, felizes exploraram cada canto do pátio e os pais tinham que acompanhar.

O brinquedo mais requisitado foi o carro dos Flinstons, e claro, tinham que sentar no local em que está o volante. Os pais até sugeriram a colocação de mais volantes no carro.

As gêmeas Paula e Manuela do Berçário II, não pararam um minuto, foi grande o cansaço que deram aos pais, ao avô e ao tio.

O Thiago do Maternal III foi outro que acabou com as energias da mãe. Em uma de suas muitas falas, disse: - “Mamãe, este parque é muito grande, cabe todo mundo. Obrigado por vir brincar comigo no meu parque”. Essa fala deu conta de justificar o convite aos pais para vir dividir um pouquinho dos momentos que os filhos vivenciam no parque.

O CMEI Dr. Eraldo Kuster agradece a presença das famílias nesse dia e a colaboração que foi fundamental para que esse evento acontecesse e o parque da unidade fosse revitalizado, reiterando que todos os avanços são planejados pensando no bem-estar e no desenvolvimento de nossas crianças, que têm o CMEI como sua segunda casa, dando a ele a sua devida importância.

Autor: Dr. Eraldo Kuster, CMEI | Fonte: Diretora Ivete Bussolo
00081952.jpg
Inauguração Parque
1/77