Inauguração da Biblioteca Escolar Bartolomeu Campos de Queirós na Escola Municipal Professor Brandão

    Publicado por:  Paulo Henrique Machado
 
A Biblioteca Escolar Bartolomeu Campos de Queirós foi inaugurada, na tarde de terça-feira (30/06), na Escola Municipal Professor Brandão, no Alto da Glória, e já é um dos espaços preferidos de boa parte dos 500 estudantes. O local amplo e colorido abriga um acervo de 2 mil livros e passou a ser o cenário para as contações de histórias, rodas de leitura e momentos culturais promovidos na escola. A nova biblioteca é uma das 193 unidades que integram a Rede Municipal de Bibliotecas Escolares de Curitiba.
 
“Cada vez que inauguramos uma biblioteca, que ampliamos ou renovamos o acervo de livros de nossos espaços, promovemos possibilidades para que novas aprendizagens, encontros e conhecimentos aconteçam”, disse a secretária municipal da educação, Roberlayne Borges Roballo.
 
A nova biblioteca, em uma sala confortável, com acesso fácil a todas as salas de aula, substituiu um antigo espaço onde o acervo ficava organizado. “Esse é um dia de agradecimento a todos os envolvidos que transformaram em realidade um desejo comum de toda a comunidade escolar. Ter essa maravilhosa biblioteca era um objetivo de profissionais desta escola que acreditam e são comprometidos com o processo de ensino e aprendizagem”, disse a diretora da escola, Alessandra Benetta.
 
O representante do Conselho de Pais da Escola, Fabrício Rafaglio, ressaltou a importância do novo espaço para promover atividades culturais. “Com a leitura nossos filhos têm acesso a um aprendizado que extrapola as salas de aula. Livros são capazes de promover importantes impactos culturais na sociedade e no mundo”, disse Fabrício.
 
Os estudantes prepararam apresentação de dança, leitura de poemas e recital de poesias a partir da obra de Bartolomeu Campos de Queirós, falecido em 2012, e um dos mais importantes poetas e escritores de obras infantojuvenis. A escolha do autor como patrono foi feita por voto direto dos estudantes, que têm em Queirós um dos poetas prefeitos. “Eu adoro ler e gosto dos livros do Bartolomeu. A minha escola ficou mais bonita com essa biblioteca”, disse o estudante do 2º ano, Matheus Teixeira de Teixeira, de 7 anos.
 
A estudante do 3º ano Amanda de Oliveira Santos, de 7 anos, foi uma das primeiras a receber a carteirinha de identificação, que permitirá a ela fazer o empréstimo de livros. “Vou usar muito esse documento porque eu adoro ler e leio muito” disse Amanda. Entre as leituras realizadas neste semestre, as preferidas, disse Amanda, foram dos livros “Diário de um Banana” e “A Culpa É das Estrelas”.
Autor: Bibliotecas e Faróis | Fonte: Cristiane Guancino