III Seminário de Boas Práticas do NRE Portão

Publicado por:  Vanessa Viol Moretti

Com o objetivo central de organizarmos um espaço colaborativo para a troca de práticas pedagógicas que foram realizadas durante o ano de 2020, ano pelo qual tivemos ações diferenciadas por conta da pandemia causada pela COVID-19, o NRE Portão organizou III Seminário de Boas Práticas  para compartilhar e valorizar os encaminhamentos organizados pelas unidades pertencentes ao NRE Portão.

No dia 19/11/2020 (quinta-feira) o III Seminário de Boas Práticas do NRE PR, na abertura, contou com a presença da Secretária de Educação Maria Sílvia Bacila e a Chefe do NRE PR Teresinha Medeiros. A ampliação cultural foi conduzida pela Rosy Greca que nos presenteou com um repertório de cantigas infantis. A palestra de abertura foi sobre o tema “Aprendizagem Criativa” conduzida por Estela Endlich (Coordenadoria de Tecnologias Digitais e Inovação).  Na sequência, a Articuladora Pedagógica Vanessa Caroline da Silva conduziu os compartilhamentos das boas práticas que foram organizados por segmentos, onde um representante da equipe diretiva realizou a comunicação representando todas as unidades do segmento.

No segmento Centro Municipal de Educação Infantil (CMEIs) a diretora Fernanda Canto Ventriglia compartilhou as boas práticas realizadas pelos CMEIs: Carlos Alberto Pereira de Oliveira, Colombo, Estrela, Fazendinha, Guilherme Canto Darin, João Baptista Fontana, Nice Braga, Pimpão, Portão, Santa Amélia, Santa Guernert Schier, Santa Quitéria, Santos Andrade, Vila Parolim, Vila Rigoni, Vila Rosinha.

No segmento Centro de Educação Infantil Contratados (CEIs) a Gerente Mariângela Brunetti compartilhou as boas práticas realizadas pelos CEIs: Nazareno, Giacomino, São Luiz Orione, Mundo ABC, Castelinho e Paula Amaral.

No segmento Escolas Municipais com oferta de Educação Infantil a diretora Dayane Manfron compartilhou as boas práticas realizadas pelas escolas: CEI Professor Adriano Gustavo Carlos Robine, Itacelina Bittencourt, Jardim Santos Andrade, Miguel Krug, Nova Esperança, Padre João Cruciani e Padre José de Anchieta.

No segmento Escolas Municipais com oferta de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a diretora Márcia Quadri compartilhou as boas práticas realizadas pelas escolas: CEI Professor Adriano Gustavo Carlos Robine, Campo Mourão, CEI Francisco Klemtz, Desembargador Marçal Justen, Graciliano Ramos, Itacelina Bittencourt, Jardim Santos Andrade, Miguel Krug, Nova Esperança,  Padre João Cruciani, Padre José de Anchieta, Papa João XXIII, Presidente Pedrosa, CEI Professora Lina Maria Martins Moreira, Professora Maria Nicolas, Professora Nansyr Cecato Cavichiolo e São Luiz.

No segmento Escolas Municipais com oferta de Ensino Fundamental Anos Finais o vice-diretor Fabiano Medeiros compartilhou as boas práticas realizadas pela escola Papa João XXIII.

No segmento Escolas Municipais com oferta Classe Especial, Sala de Recursos de Aprendizagem e Sala de Recursos Multifuncionais o diretor Guilherme Nogueira compartilhou as boas práticas desenvolvidas pela escolas: Itacelina Bittencourt, Padre José de Anchieta, Maria Nicolas, Nansyr Cecato, Papa João XXIII, Presidente Pedrosa e Jardim Santos Andrade.

No segmento Escola Municipal de Educação Especial a diretora Giovanna Muller compartilhou as boas práticas desenvolvidas pela Escola de Educação Especial Ali Bark.

No segmento Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE) a diretora Andreia do Rocio Marque da Luz compartilhou as boas práticas desenvolvidas pelo CMAEE Professora Maria Julieta Alves Malty.

No segmento Escolas Municipais com oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA) a diretora Beatriz Zoppo compartilhou as boas práticas desenvolvidas pelas escolas Padre João Cruciani e Papa João XXIII.

Cada prática pedagógica que foi compartilhada trouxe algo exclusivo, pois sabemos que as ações partiram de um direcionamento e que cada equipe gestora foi administrando e dando seu toque, suas especificidades para atingir os objetivos propostos, dentre esses, o direito de nossos estudantes à educação.

Como uma ação de continuidade do III Seminário de Boas Práticas do NRE Portão, cada unidade organizou um banner com ações individuais desenvolvidas neste ano durante a pandemia Covid-19. Os banner ficaram expostos no Mercado Municipal de Curitiba de 23/11/2020 até 27/11/2020. No Shopping Ventura iniciaram expostos em 07/12/2020 até 29/12/2020 (escolas e CMAEE). De 30/12/2020 até 31/01/2021 (CMEIs).

Autor: NRE PR | Fonte: NRE PR
III seminario