II Seminário Linhas do Conhecimento - Socialização das Boas Práticas Pedagógicas

    Publicado por:  Thais Pereira

Nesta quinta-feira (13/12), professores, pedagogos, diretores e outros profissionais da Educação participaram no II Seminário de Boas Práticas do Programa Linhas do Conhecimento. O Linhas que prevê aulas de campo, propostas lúdicas e culturais em museus, parques, pontos turísticos, universidades e faróis, amplia conhecimentos e oportunidades de aprendizado dos estudantes da rede municipal de ensino. 

Durante a abertura do evento, que aconteceu no Auditório do Mercado Municipal, a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou a importância do Programa transforma os estudantes em protagonistas dos saberes adquiridos em todos os espaços da cidade. “Com o Linhas transformamos toda a cidade numa grande sala de aula e sacramentamos Curitiba como uma Cidade Educadora capaz de expandir saberes e materializar o sentimento de pertença entre todos”, disse a secretária.

Após a palavra da secretária, os participantes integraram uma dinâmica de grupo, visitaram a exposição de trabalhos, ações e projetos desenvolvidos com os curitibinhas nas unidades e realizaram uma aula de campo no entorno do local. Um grupo foi conhecer o Mercado Municipal, numa aula sobre sustentabilidade, alimentação e comércio; outro grupo de profissionais se dirigiram ao Vagão do Armistício, localizado na antiga Cantina Lazzarotto, que guarda alguns desenhos do artista curitibano Poty Lazzaroto.

No Vagão do Armistício, além de poder registrar imagens de um ambiente que marcou história na cidade, os profissionais ainda tiveram a oportunidade de conhecer e conversar sobre a influência de Poty nos espaços da cidade. 

O programa Linhas do Conhecimento, alcançou excelentes resultados no durante o ano: 75 mil participações de crianças e estudantes em mais 1,4 mil ações realizadas em parques, praças, museus, teatros, Faróis do Saber e outros espaços públicos de Curitiba que foram usados para mostrar na prática conteúdos aprendidos em sala de aula pelos estudantes.

Foram propostas educativas e aulas de campo, realizadas em mais de 50 espaços que serviram de motivação para a ampliação de conhecimentos e oportunidades de aprendizado. Os estudantes passaram por lugares como Bosque Alemão, Museu Paranaense de Curitiba, Zoológico, Parque Tanguá, Parque dos Tropeiros, Museu de História Natural e Memorial, no centro histórico da cidade.

Educação em Movimento
O programa mobilizou 7.500 professores e profissionais da área que se revezaram nas atividades voltadas à ampliação cultural, fortalecimento da consciência urbana e cidadã, de sustentabilidade e para desenvolver o sentimento de pertencimento, desenvolvidas pelos quatro cantos da cidade.

Segundo a gerente do Programa, Scheilla Maria Orlosqui, toda a estrutura do Linhas contribui para a prática do professor em sala de aula, agregando ao planejamento de cada ação mais dinamismo e integração. O Programa Linhas do Conhecimento coloca a educação em constante movimento e faz com que o conhecimento da nossa história, possa incentivar o cuidado, o amor e o respeito por Curitiba, contemplando ainda pressupostos para o Desenvolvimento Sustentável”, diz Scheilla.

Para 2019, estão previstas novidades no programa entre elas, a incorporação de novas rotas e projetos articulados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Lugares como o Memorial do Rio Iguaçu, Planetário do Colégio Estadual, Museu do Saneamento, Horto da Barreirinha, Parque Lago azul, Museu de arte indígena e o Passeio Público passam a receber os estudantes para a realização de propostas adequadas aos currículos que norteiam as práticas de ensino e aprendizagem na rede municipal.

Os professores também participam de formações que auxiliam no processo de integração de conteúdos que são mediados nos espaços da cidade. Serão 850 vagas em cursos de formação com a equipe do Linhas do Conhecimento.

Para visualizar as imagens acesse o link abaixo: 

https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1vHAGwtSgtOKJK20VMsgZfqY77i6QDB2-

 

Autor: Linhas do Conhecimento | Fonte: SME
00199917.jpg
Seminário do Programa Linhas do Conhecimento. - Na imagem, Secretária Maria Sílvia Bacila. Curitiba, 13/12/2018. Foto: Lucilia Gimarães/SMCS
1/1