II Letras na Rede - Ideias que transformam - 2014

Publicado por:  Vanessa Viol Moretti

Seminário reúne práticas de sucesso em bibliotecas do Município

Toda criança, por mais interessada em tecnologia que seja, se rende a uma história de conto de fadas bem contada. Esse foi o segredo descoberto pelas agentes de leitura da Escola Municipal Ditmar Brepohl, Carla Beatriz Ozaki de Camargo e Raquel Bizerra Lacerda. Adaptando histórias clássicas, criando novos personagens, encenando cenas a dupla tem feito da biblioteca um dos espaços mais disputados da escola.

A experiência desenvolvida com os 400 alunos da escola é um dos trabalhos expostos na segunda edição da mostra Letras na Rede, aberta na noite de segunda-feira (17), no saguão do Centro de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, no Centro.

A mostra reúne boas práticas de leitura desenvolvidas ao longo deste ano nas bibliotecas escolares e nos Faróis do Saber que compõe a Rede Municipal de Bibliotecas Escolares. Os trabalhos ficarão expostos até a noite desta terça-feira (18), divulgando como professores, agentes de leitura, gestores de informação e bibliotecários tem feito dos livros ponto de partida para experiências exitosas nos espaços dedicados à literatura nas unidades de ensino.

“Pode ser a mais internauta das crianças, mas a fantasia estimulada por uma contação de história é capaz de fazer com que ela largue controles e botões para apreciar o livro oferecido de forma criativa”, defende Raquel, que trocou a função de auxiliar de serviço escolar para auxiliar a colega Carla na biblioteca da escola.

Juntas, as duas conseguiram despertar nas crianças o interesse por livros e boas histórias. “Levamos uma escritora para um bate-papo com as crianças, apresentamos a obra, adaptamos e criamos novos personagens e fizemos a recontagem da história. Foi um belo projeto que deixou as crianças muito motivadas”, comemora Carla.

Outros trabalhos expostos chamam a atenção pela criatividade e pelas possibilidades que criaram para o trabalho com a literatura. Camila Segallo, agente de leitura da biblioteca da Escola Municipal Júlio Amaral Dilena, associou tecnologia e literatura e o resultado foi alunos motivados a devorar livros atrás de livro. E não precisou muito. “Um globo de luz colorido é um dos exemplos de como conseguimos despertar o interesse das crianças. A biblioteca se tornou um espalho diferente e atrativo para todos”, conta a agente, que intercala semanas de contação de histórias com as de empréstimos de livros.

Além dos trabalhos expostos, de apresentações de relatos, a mostra serve como momento de formação dos profissionais da rede Municipal de Bibliotecas Escolares. “O livro é um instrumento capaz de romper fronteiras e é isso o que o trabalho e vocês têm conseguido fazer. A exposição traduz a sensibilidade destas equipes sobre o ato de ler”, disse a secretária municipal da educação, Roberlayne Borges Roballo.

A gerente de bibliotecas e faróis, Ana Paula Morva, ressalta a importância dos trabalhos desenvolvidos na rede de bibliotecas escolares, hoje composta por 195 unidades, entre Faróis do Saber em escolas, em praças, bibliotecas escolares, biblioteca especializada em educação, gibitecas e espaços alternativos nas escolas. “O II Letras na rede promove o entrelaçamento da leitura com aquisição de conhecimento, formando leitores, crianças, jovens e adultos que sintam vontade, desejo e prazer na leitura”, disse Ana Paula.

A mostra contou ainda com momento cultural, com a apresentação da dupla “Duo no Plural” e da escritora Cléo Busatto que proferiu a palestra “Leitura Literária – Promoção e Formação do Mediador”.

Autor: NRE Portão | Fonte: Cristiane Guancino
Letras na Rede