A educação em tempo integral ampliado da Rede Municipal de Curitiba, tem como objetivo aprofundar e diversificar o trabalho com os conhecimentos escolares, oportunizando o enriquecimento dos percursos por meio de novas estratégias didáticas. Assim, a Prática, enquanto organização “didático/pedagógica” possibilita qualificar estratégias relacionadas ao experimentar, testar, manipular, construir, montar, entre outros (CURITIBA, 2016).
No intuito de compartilhar experiências exitosas de propostas desenvolvidas nas Práticas que compõem a educação em tempo integral ampliado, a equipe pedagógica do NRE-Tatuquara promoveu no dia 18/10/2019, no auditório da Rua da Cidadania o II Fórum Tatu Trocando das Escolas Integrais. Momento muito esperado pelos profissionais, diz a articuladora pedagógica Juliana Luchtenberg. Participaram desse momento professoras articuladoras, professoras regentes das práticas, equipes pedagógicas, diretivas e pedagogas do Departamento do Ensino Fundamental e da Gerência de Educação Integral.
A Unidade de Ensino Integral da Escola Municipal Santa Ana Mestra compartilhou o trabalho desenvolvido na oficina de astronomia, na qual os estudantes observaram a regularidade da ocorrência de alguns fenômenos celestes, sua influência no ambiente e nas atividades humanas. Na prática de acompanhamento de Língua Portuguesa, o trabalho foi planejado com o objetivo de promover situações de leitura utilizando a tecnologia, ampliando o repertório dos estudantes e familiares por meio do uso do celular.
A Escola Municipal CEI Antonio Pietruza participou apresentando a Prática de Educação Ambiental, na qual trabalhou o desenvolvimento da consciência crítica a respeito do consumo excessivo e aguçou a responsabilidade do indivíduo para melhorias da comunidade e meio ambiente. Na prática pedagógica de Matemática os estudantes elaboram, interpretam e resolvem situações problemas utilizando e comunicando suas estratégias pessoais, envolvendo os seus diferentes significados.
Compartilhando a organização dos espaços, a equipe da Escola Municipal Newton Borges apresentou as mudanças e avanços do espaço do refeitório denominado de “Restaurante do Newton”. As mudanças e organização vêm possibilitando que os momentos de alimentação às crianças e estudantes tenham atitudes responsáveis e autônomas.
A prática do Movimento desenvolvida na Escola Municipal Margarida Orso Dallagassa, apresentou a Capoeira como suporte para o conhecimento do próprio corpo, cultura Brasileira e cidadania. Na prática do acompanhamento pedagógico de Língua Portuguesa, os estudantes aprenderam a arte da xilografia e se interessaram pela literatura de cordel.
A Escola Municipal João Amazonas apresentou as propostas desenvolvidas nas Práticas de Educação Ambiental, com a turma da Educação Infantil, na qual as crianças acompanharam o plantio e desenvolvimento de algumas sementes plantadas na horta até a colheita.
Pode-se constatar que os profissionais envolvidos com a Educação Integral em tempo ampliado da nossa regional, compartilharam o trabalho das Práticas envolvendo muito comprometimento e entusiasmo pelas propostas desenvolvidas. Conforme a pedagoga referência da Gerência de educação Integral, Andressa Priscila, “o fórum estava impecável, muito bem organizado e acolhedor”.
A articuladora pedagógica Juliana finalizou o encontro antecipando aos profissionais presentes que teremos muitas novidades para o ano de 2020, na regional Tatuquara.
Autor:
NRE Tatuquara
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Fonte:
Marina Andretta - Assistente pedagógica