Identidade, Linguagem Oral, Linguagem Visual.

Publicado por:  Vilmar Candido Cruz

Fonte:Caderno Pedagógico: Arte/Secretaria Municipal de Educação.

Identidade: A criança ao longo de sua experiência cotidiana no CMEI, necessita apropriar-se de hábitos regulares, de se alimentar sozinha, usar talheres adequadamente, escolher o que quer comer e a expressar preferências em relação a cheiros e paladares. Oportunizar que a criança tente se alimentar sozinha é importante para garantir o desenvolvimento da autonomia.

Linguagem Oral: É de grande importância na formação da criança e nas diversas práticas sociais. É importante considerar a linguagem como um meio de comunicação, expressão, representação, interpretação e modificação da realidade. A criança pode reproduzir o comportamento, a gestualidade e a postura que o Educador adota quando lê para ela, tais como ler a partir da capa, virar as páginas do livro sucessivamente, reconhecer no livro as histórias que lhe são lidas, reconhecer passagens de histórias a partir das imagens e ilustrações de um livro.

Linguagem Visual: As atividades desenvolvidas têm como finalidade proporcionar momentos agradáveis de aprendizagens. A criança pode usar diferentes materiais e ferramentas. Conforme Caderno Pedagógico: Arte/Secretaria Municipal de Educação. – Curitiba, p. 19 – “A presença das artes visuais na vida da criança começa muito cedo, ainda no berço, no contato e na exploração dos brinquedos, na observação das cores do ambiente, na luminosidade dos lugares, no contraste de luz e sombra, na percepção das texturas dos objetos que observa e toca”, sua aparência e/ou sensação tátil, expressa, comunica e atribui sentido às sensações, sentimentos e pensamentos. Esta linguagem se faz presente no cotidiano da educação infantil como importante forma de expressão.
Referência: Caderno Pedagógico: Arte/Secretaria Municipal de Educação. – Curitiba: SME, 2011 – 170p. (Cadernos pedagógicos de educação infantil, 4)

Educadoras:

Clemir Geffer
Magaly Antonia do Lago Borges
Vanessa Perinotti Melego Felski

Autor: Coqueiros, CMEI | Fonte: Caderno Pedagógico: Arte/SME.