Concebemos as relações sociais entre os bebês e as crianças bem pequenas como um aspecto fundante no processo de constituição do "eu" Na relação de afeto entre os bebês e as crianças há troca de experiências, descobertas que aos poucos se constituem a consciência do "outro" Desta forma, em um cotidiano pensado e organizado para as crianças, no qual ela se sente segura e confortável dá a possibilidade do surgimento de relações afetivas espontâneas entre os pequenos revelando os riquíssimos momentos de afeto e relação presentes em nosso dia a dia. Para que a jornada dos bebês e crianças seja ainda mais rica no que se refere a alimentação. É necessário contextualizar esses momentos com sensibilidade favorecendo o encontro, o diálogo, as escolhas em harmonia com os tempos de forma individual e coletiva. Entendemos que é no cotidiano que estão as aprendizagens e descobertas mais significativas para nossos bebês e crianças. Sendo assim, pensar em alimentação saudável é ter tempo, dar esse tempo, harmonizar o tempo individual com o coletivo e com a jornada educativa. É organizar o espaço e o servimento dos alimentos de forma acolhedora para os bebês e crianças promovendo o direito de participação com autonomia de todo processo e de forma que suas escolhas sejam verdadeiramente respeitadas. As crianças tem a oportunidade de se servirem com calma, de saborear os alimentos e interagir durante as refeições. As professoras estão sempre atentas, disponíveis mas sem ser intrusas. Desde o ano 2019, refletimos sobre a alimentação e o momento da alimentação pautando nossas ações em uma proposta pedagógica significativa com olhar e escuta atenta as necessidades dos bebês e crianças. Por esse motivo no mês de abril iniciamos o servimento do café da manhã de um jeito especial e acolhedor. Agora, mais um passo foi dado com o objetivo de construir um cotidiano de qualidade para as crianças. A turma de Maternal II vivenciou um novo jeito de realizar as refeições. Preparamos um buffet e uma mesa repleta de grandes oportunidades de interação, aprendizagem e descobertas. O momento de alimentação tem um gosto muito diferente. Essa e outras ações fazem parte do Plano de Ação 2022 do nosso CMEI. A proposta contempla as turmas de maternal I e berçários todas as refeições foram repensadas no seu modo de servir, respeitando as particularidades de cada criança. Porque maravilhar os bebês e crianças é muito importante. Porém, o mais significativo é fazer com que eles entendam que maravilhar-se é um direito. Aos poucos estamos transformando e qualificando esses momentos aqui no CMEI.
Autor:
Danielly D dos Santos
|
Fonte:
EQUIPE CMEI MARIA DO ROCIO RAMINA MAESTRELLI