I Mostra Pedagógica de Cinema da EJA!

    Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

Na última sexta feira dia 1 de novembro a EJA do CAIC promoveu para os estudantes um evento muito especial: a I Mostra Pedagógica de Cinema . Este evento foi fruto das discussões entre a EPA e professores da EJA do CAIC com o objetivo de motivar os estudantes deste turno e apresentar uma forma diferente de aquisição do conhecimento, além de incrementar a frequência de estudantes na sexta feira.

A pedagoga Fernanda e o professor Alex da informática viabilizaram a realização da I Mostra Pedagógica de Cinema após o planejamento com o coletivo da EJA que optou pelo trabalho com um filme que não só fosse interessante para os alunos mas como também, propiciasse a abordagem pedagógica em todas as áreas do conhecimento.

O filme escolhido foi Quem quer ser um Milionário (2008)  do diretor britânico Danny Boyle.O filme se passa na Índia e conta a história de Jamal, rapaz de origem humilde que tem sua vida transformada ao participar de um programa de TV, Quem quer ser um Milionário?

O filme foi exibido para todos os alunos da EJA no refeitório da escola e durante a exibição foram servidos pipoca e refrigerante para os estudantes que curtiram muito esse momento diferenciado do cotidiano escolar. 

Após a exibição do filme  os estudantes foram divididos em equipes e participaram de um quizz sobre o filme.Os vencedores do quizz receberam medalhas.Motivação total para o grupo!

É importante destacar que não só os estudantes, mas como a EPA da nossa EJA se sentiram extremamente motivados pela realização deste evento. Nesta semana o trabalho pedagógico com o filme terá continuidade pois  todas as áreas do conhecimento irão problematizar e trabalhar em sala com as questões do filme.

De acordo com o vice diretor Everton Luiz Camargo" foi possível para os estudantes entenderem que o conhecimento também pode ser adquirido através de uma atividade diferente como esta".

Desta forma é possível ainda desenvolver os senso crítico dos nossos alunos e desenvolver o gosto pela sétima arte.

Ao final deste post disponibilizamos o trailer desse filme maravilhoso e premiado filme !

Parabéns a toda Equipe da EJA do CAIC, EPA, professores e estudantes pelo evento inspirador!

Autor: CAIC-Guilherme L Sobrinho/ Patricia R M Treufeldt | Fonte: Everton Luiz Camargo
00024958.jpg
alunos e professora
1/5