HORTAS ESCOLARES ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTABILIDADE

    Publicado por:  Luciane Aparecida de Araujo Fornazari a

 

                    Com o retorno as aulas presenciais o CMEI Conjunto Araguaia pode dar continuidade a nossa horta o que eu já vinha acontecendo antes da pandemia. As crianças sempre participam do plantio e colheita ficando super animadas. Aprendem sobre os legumes e hortaliças que estão sendo plantadas. Um fator muito importante é de passar para nossas crianças a conscientização de se ter uma alimentação saudável e reforçar com as famílias sobre esse assunto.  

                 Segundo nossa Secretária Municipal de Educação Maria Silvia Bacila "As hortas escolares são locais de grande processo de ensino e aprendizagem, nas perspectivas da sustentabilidade e do socioambiental para o estudante, para sua família e para quem pertence à cidade de Curitiba, uma cidade educadora.

                 Para que fosse possível o plantio tivemos a orientação da Secretaria Municipal de Segurança alimentar e Nutricional – SMSAN com a visita do Sr. Nelson e também das representantes do Programa Linhas do Conhecimento do Núcleo Regional de Educação do Cajuru que vieram até a unidade e nos proporcionaram uma manhã encantadora com a visita da Dona Chicória que nos presenteou com mudinhas para que pudéssemos plantar na nossa horta. Ah, a Abelhinha também veio nos fazer uma visita nesse dia e nos ensinou sobre as abelhas sem ferrão e até deixou um atrativo para que as abelhinhas viessem fazer moradas no CMEI Conjunto Araguaia.  

                 Já colhemos os primeiros frutos, quer dizer os primeiros legumes e hortaliças que as crianças puderam experimentar no CMEI e também levaram para casa. Recebemos fotos das crianças se alimentando com saladinhas que elas ajudaram a preparar com suas famílias. A professora Alexandra da Silva   participou de todo o processo da horta com as crianças, realizando o plantio e a colheita das hortaliças e legumes.

                Nosso agradecimento ao Prefeito Rafael Greca, a nossa querida Secretária Municipal de Educação Maria Silvia Bacila por ter esse olhar atento quanto a aprendizagens de nossas crianças e professores, ao Superintendente Ozéias Santos de Oliveira, a Superintendente da Gestão Educacional Andressa Woelnner Duarte Pereira, ao apoio da nossa Chefe do Núcleo Marta Regina Cambrussi de Lima e Equipe em nossas ações na Unidade, e também a todas as famílias que sempre apoiam nas ações e  devolutivas no CMEI

Autor: ANDREA PRADO DE SOUZA | Fonte: CMEI CONJUNTO ARAGUAIA
00322177.jpg
HORTAS ESCOLARES
1/20