Hortas comunitárias fazem parte das entregas da Educação para o aniversário da cidade

    Publicado por:  Maria Duarte

Entre as novidades da educação para marcar o aniversário de 328 anos da cidade está a apresentação dos resultados do projeto Horta em Ação - as Hortas Comunitárias nos Espaços Escolares do Programa Comunidade Escola nas Escolas Municipais Mansur Guérios (CIC), Foz do Iguaçu (Santa Felicidade) e Joana Raksa (Tatuquara).

O projeto teve início no ano de 2019 e contempla desde horta na calçada até horta suspensa.

As crianças e estudantes poderão voltar a se envolver presencialmente quando a situação sanitária da cidade permitir o retorno das atividades híbridas, o que ainda não tem data para acontecer.

A coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal da Educação, Andrea Barletta, explica que o piloto foi inserido no Programa Comunidade Escola na Escola Municipal Mansur Guérios, na Cidade Industrial de Curitiba.

“A importância do projeto e os resultados obtidos são visíveis com a participação ativa dos estudantes e comunidade escolar no desenvolvimento do projeto, tanto nos questionamentos e dúvidas lançadas pelos estudantes quanto à execução e colheita”, explica Barletta.

As práticas em torno do plantio e da colheita no Projeto Horta em Ação possibilitaram uma aproximação dos conceitos socioambientais que envolvem as comunidades.

Nessa escola já foram feitas cinco colheitas. Na primeira participaram 194 estudantes da Unidade de Educação Integral com mais 40 famílias do entorno da escola, na quarta colheita já foi registrada a participação de 203 famílias.

Jardins de Mel

Na Horta em Ação encontra-se inserido o projeto Jardins de Mel que, formado por colmeias de abelhas sociais nativas sem ferrão.

O objetivo é manter meliponários denominados de Jardim de Mel em  áreas verdes do município de Curitiba, bem como divulgar para a comunidade a existência e importância das abelhas sem ferrão ou melíponas para a preservação das espécies em extinção.

Autor: SME | Fonte: SME
00289027.jpg
horta
1/2