Horta no CMEI: laboratório vivo para diferentes atividades

    Publicado por:  Cristiane Fonseca

O CMEI é o local perfeito para a promoção da vida saudável, pois é neste espaço que auxiliamos na formação de valores, hábitos e estilos de vida, dentre eles a alimentação saudável. A horta pode ser um laboratório vivo para diferentes atividades didáticas.

As profissionais da educação da turma do Pré II B conversaram com as crianças sobre a horta, e em seguida construíram com as crianças um painel com alimentos saudáveis. Decidiram coletivamente sobre o espaço que seria utilizado como canteiro, sobre a limpeza e cuidados do mesmo e sobre o que iriam plantar. Plantaram mudas de alface e diariamente regavam e limpavam o canteiro, além, de observar o crescimento da alface. Colheram as alfaces e prepararam uma deliciosa salada.

O contato com plantas e pequenos animais contribui para as crianças entenderem a importância da natureza, estabelecendo relações entre o meio ambiente e o cuidado com as diferentes formas de vida. As professoras proporcionaram momentos em que as crianças tiveram contato direto com a terra, água e mudas de hortaliças, instigando a curiosidade. Os pequenos tiveram diferentes opiniões sobre os novos sabores e os resultados em nosso corpo de uma alimentação saudável:

 

Maria Isabelle: -- Boa!!!

Arthur: -- Como pra ficar forte!

Leonardo: -- Pra ficar forte!

Eloah: -- Como pra ficar com a pele bonita!

Lucas: -- É bom pro cabelo!

Thiago: -- É saudável!

Nicolas: -- Eu não como salada! Só como tomate!

Autor: Krasinski, CMEI | Fonte: Cristiane Fonseca
00256293.jpg
Alimentação PRE 2 B
1/5