HORTA NO CMEI: ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA

    Publicado por:  Cristiane Fonseca

A equipe de permanência do CMEI está organizando a “Horta do CMEI”, para incentivar as crianças bem pequenas e pequenas a desenvolver o hábito da alimentação saudável. Quer estímulo mais gostoso para as crianças que consumir as hortaliças plantadas por elas?

Os recursos naturais não são fontes inesgotáveis. A proposta da Horta é mais uma forma de reflexão e de cuidado com o meio ambiente. Com ela as crianças aprendem sobre todo o ciclo do cultivo, desde a fase da preparação do solo até a colheita, como forma de incentivo à alimentação saudável e como instrumento para a educação ambiental. A horta  é um laboratório vivo que  oportuniza a todos os envolvidos, de diferentes idades, a observar e vivenciar muitas das aprendizagens sobre os seres vivos, a sustentabilidade e o trabalho em coletividade.

As crianças participam de todas as etapas envolvidas na horta: Colocaram a mão na massa para preparar a terra do canteiro com a colação da compostagem e ficaram radiantes ao encontrar minhocas no canteiro. “Na compostagem eles aprenderam a reaproveitar cascas de legumes e frutas para produzir solo fértil para plantio”, conta a professora de educação infantil Sandra Cubines  Benites.

 “Percebemos quer muitas vezes a alimentação das crianças reflete um comportamento das suas famílias, dos hábitos alimentares e da correria do dia a dia. Com a horta a criança tem o contato com a terra, pode trabalhar a semente, ver produzir, crescer e depois colher para colocar na sua alimentação”, explica Michele Patricia H. Dutra, professora de educação infantil.

Autor: Cristiane Fonseca | Fonte: CMEI Krasinski
00355105.jpg
Mãos que plantam
1/29