Horta na escola

    Publicado por:  Neusa Cavalheiro de Lima Camargo

     A Oficina de Educação Ambiental, proporciona a nossas crianças momentos de preparar a terra, plantar e acompanhar o crescimento das mudas.

     No início do mês, a SMAB Secretaria Municipal de Abastecimento de Curitiba, forneceu os insumos para darmos início a oficina da horta na escola.

      A atividade interdisciplinar envolvem os professores das Práticas de Educação Ambiental e tem a colaboração dos demais professores que utilizam desta vivência como disparador para os demais conteúdos de sala de aula. Através de desenhos e escritas espontâneas, os alunos acompanham o desenvolvimento das plantas, registram o crescimento e as condições em que elas se encontram desde o plantio até a colheita.

     As professoras Camila e Cleonice que desenvolvem as atividades nos 2º e 3º anos, perceberam o entusiasmo dos alunos com a horta, pois sempre que encontram as professoras na escola perguntam quando vão regar a horta, fazem perguntas e frequentemente relacionam com vivências de casa, também comentam “meu avô tem uma horta” ou “minha mãe tem um canteiro de temperos em casa”. Querem ainda trazer mudas de casa para plantar nos canteiros da escola.

   Durante as aulas, além de criar hábitos sustentáveis, os alunos aprendem ciências de forma lúdica.

      

Autor: CEI Érico Veríssimo, EM | Fonte: Professora Camila - Práticas de Educação Ambiental
00240297.jpg
novo
1/7