Escola Municipal Pilarzinho, Escola Municipal

logo escola

Horta escolar proporciona primeira colheita do ano e impulsiona a alimentação saudável na EM Pilarzinho

    Publicado por:  Gustavo Leandro de Siqueira Prestini

      Na metade do mês de maio, os estudantes da Unidade de Educação Integral Pilarzinho puderam saborear verduras orgânicas plantadas, regadas e colhidas por eles mesmos na Horta Escolar. A primeira colheita do ano, proporcionou um almoço enriquecido com rabanete, rúcula e alface. 

      “Ver este resultado do nosso trabalho é muito gratificante, pois conseguimos perceber um grande desenvolvimento em nossos estudantes em todos os aspectos. Quando vejo as fotos chego a me emocionar com o resultado acima do esperado”, afirma a professora Geruza Canton.  Para a estudante Emanuelly Machado, o alface colhido na escola é “bem mais gostoso, pois é a gente que planta e cuida junto com a professora, não passa por nenhuma máquina e não usa nenhum produto químico”.

        O processo de higienização para o almoço também foi realizado pelos estudantes com a orientação da professora. Participar de todo o processo ajudou o aluno Luiz Felipe Ferreira a experimentar alimentos que antes ele não tinha interesse em comer. "Eu falei para a professora que iria experimentar a alface, pois como não vou comer algo que eu ajudei a plantar, regar, cuidar e lavar. Experimentei e gostei!", afirma. 

      A oficina “Pesquisar, semear e contar” desenvolve simultaneamente aspectos da metodologia de pesquisa e de seus registros, bem como o desenvolvimento prático da agricultura urbana trazendo para a sala de aula da Prática de Acompanhamento Pedagógico conteúdos contextualizados de Língua Portuguesa e Matemática.

Autor: Gustavo L. de S. Prestini | Fonte: Pilarzinho, EM
00216305.jpg
1ª colheita impulsiona alimentação saudável
1/10