Escola Municipal Pilarzinho, Escola Municipal

logo escola

Horta Escolar propicia o aprendizado de múltiplas ciências dos alunos da EM Pilarzihho

    Publicado por:  Cintia Cargnin Cavalheiro Ribas

    Que maneira melhor de aprender num dia quente de sol, do que estando ao ar livre em contato com a natureza? É partindo dessa ideia prazerosa que a Escola Municipal Pilarzinho está fazendo com que seus alunos desenvolvam os fundamentos básicos de ecossistema envolvendo os conhecimentos de botânica, zoologia, nutrição e ecologia, na criação de uma horta escolar.

    A atividade mediada pela professora de Educação Ambiental, Bruna Stephania Kwasinski, desenvolve seus objetivos por meio do plantio de legumes, temperos, plantas medicinais, hortaliças, árvores frutíferas e a produção de adubo orgânico pela técnica de compostagem e criação de um minhocário. “Essa atividade, permite com que os alunos tenham amplamente trabalhado o meio ambiente, reconhecendo e adotando atitudes repensáveis em relação a questões socioambientais”, afirma Bruna.

    O projeto da horta está sendo apoiado por agentes de Educação Ambiental da Cohab, que vem semanalmente à escola auxiliar a professora e os alunos no decorrer do plantio e seus cuidados. Além disso, o apoio de alguns pais da comunidade escolar está sendo muito comemorado pela direção da escola, pois “temos como uma das metas do Plano de Ação trazer os pais a participarem e contribuírem para melhorar a qualidade da educação em nossa unidade”, comenta Bárbara Maria Xavier, Diretora da escola.

    “Além das questões ambientais, em que o estudante reconhece a importância do cuidado com os seres vivos e se identifica como um ser integrante da natureza, ele compreende, também, a necessidade de ingestão de água limpa e alimentos saudáveis para a manutenção da saúde, desenvolvendo bons hábitos nutricionais”, diz Siméia Araujo Brasileiro, articuladora da Unidade de Educação Integral.

    A proposta desenvolve em atividades teóricas e práticas os seguintes conceitos: germinação de sementes; o ciclo reprodutivo da planta; a fotossíntese; a relação entre as plantas e o clima; vida das bactérias e dos fungos; a metamorfose dos insetos; o valor nutricional dos alimentos; a importância do ecossistema; as relações entre os seres vivos; a destinação correta do lixo orgânico; a importância da reciclagem e a relação entre o homem e o veneno (inseticida).

Autor: Gustavo Prestini | Fonte: Pilarzinho, EM
00103771.jpg
Horta
1/9