HORTA DO CMEI RIO NEGRO - UM ESPAÇO COLORIDO E RICO EM EXPERIIÊNCIAS PARA A INTEGRAÇÃO CRIANÇAS & NATUREZA

    Publicado por:  Simone Knapik

Nossa horta do CMEI Rio Negro  foi organizada e pensada de uma forma que as profissionais e crianças pudessem ter acesso e explorassem o local. Com essa horta pudemos incentivar as crianças a desenvolverem o respeito quanto a preservação e cuidados com o meio ambiente.  Nesta horta, a criança pode se vislumbrar com a natureza e com as experièncias que lhe são proporcionadas, constuindo através de suas vivências, uma Cidade Educadora que, incentive as práticas saudáveis para seu pleno conhecimento e desenvolvimento.   

"...Curitiba, é uma capital em constante crescimento, com desafio de assegurar atitudes convergentes para a sustentabilidade, as relações e o pertencimento à cidade e ao planeta, buscando garantir os direitos humanos e a conquista da cidade pois: Considetando a existência de uma rede de cooperação e interações, podemos destacar os ODS como parte de um grande pacto mundial em que cada um de nós pode fazer a diferença no cotidiano. Assim. enquanto profissionais de Educação Infantil, somos responsáveis pelo bem-estar de bebês-cidadãos e crianças-cidadãs, e por sua formação e de suas comunidades, instaurando um movimento de conscientização e comprometimento de todos em cuidar do mundo". Curriculo da Educação Infantil - Diálogos coma BNCC, pág 48-49. 

A horta escolar tem como principal objetivo integrar os diversos tipos de recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia da unidade, gerando fonte de pesquisa e observação. Também, exigindo uma reflexão diária por parte dos educadores e educandos envolvidos.

A iniciativa de cultivar um espaço para as plantações incentiva a criança a prestar atenção na natureza em suas diversas formas, cores, cheiros e sabores. Aprendendo a cultivar, a horta estimula o gosto pela alimentação saudável, ajudando os pequenos a identificarem os alimentos que fazem bem para a saúde.

Autor: SIMONE KNAPIK | Fonte: CMEI RIO NEGRO
00385497.jpg
COLHEITA NO CMEI
1/14