HORTA DAS CRIANÇAS - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA PALMA DA MÃO

    Publicado por:  Claudia Aparecida Cruz Querino do Nascimento

          A Educação Infantil é a etapa mais importante da vida do ser humano, é nela que a aprendizagem tem seu maior pico de aproveitamento; para que a criança se desenvolva bem, com saúde a alimentação exerce fator primordial, pois além de garantir o desenvolvimento biológico que incide diretamente no crescimento existe também o cultural, cada criança vem de uma cultura alimentar própria algumas com hábitos saudáveis outras nem tanto. É nesta fase da vida que os gostos alimentares se fortalecem, a criança que deste cedo aprende comer verduras, legumes e frutas o levará para a vida adulta, já a criança que tem em sua rotina alimentar o consumo de açucares, gorduras e pouco consumo de verduras, legumes e frutas tem grande probabilidade de se tornar uma criança e um adulto obeso, podendo desenvolver vários tipos de doenças relacionadas à má alimentação.

          Nos Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba as crianças já recebem uma alimentação balanceada, com pouco açúcar, gordura e sal, no cardápio diariamente encontram saladas, legumes e frutas. Os CMEIs também são estimulados a contemplar atividades com práticas que incentivem as crianças a apropriarem-se de hábitos alimentares mais saudáveis.

          A turma do Pré l B do CMEI Uberlândia construiu uma horta no jardim da unidade, contaram com o apoio das famílias que enviaram sementes e mudas de hortaliças. Com as professoras fizeram os canteiros, escolheram o local do plantio e todos os dias visitavam a horta para cuidar da sua manutenção, nesse tempo viram minhocas e sapos que passaram a frequentar o CMEI. Quando as verduras atingiram o ponto para o consumo fizeram a colheita, degustaram as folhas in natura e preparam sanduíche natural para o lanche da tarde.  As crianças não conheciam alface roxa e esta foi motivo de muita conversa entre elas e as professoras.

          A horta continua em atividade, aguardando novas colheitas e a expectativa agora é para comer os tomates.

Autor: Uberlândia, CMEI | Fonte: CLÁUDIA APARECIDA CRUZ QUERINO DO NASCIMENTO
00192471.jpg
HORTA 9
1/10