Hora de brincar em casa. E isso é sério!

    Publicado por:  Karin Cristina Coradin

O CMEI está mudo... Parque vazio, corredores escuros, salas fechadas. Bem do jeito que não é o dia-a-dia da educação infantil. Isto porque estamos vivendo um momento único na história, em que todas as crianças estão em suas casas em função do risco iminente à saúde de toda a população por conta do novo Coronavírus. 

Mas as crianças não deixam de aprender, de se divertir e de interagir. Na segurança dos seus lares todas vêm passando seus dias com muita alegria, explorando suas potencialidades e se desenvolvendo mais e mais a cada dia. As propostas de interação e brincadeira são ofertadas pela SME, disponibilizadas diariamente na TV e na internet. A equipe de professores também continua em casa por recomendação da prefeitura, mantendo o distanciamento social, porém, em regime de trabalho remoto, acompanhando as vídeo aulas e demais atividades propostas pela equipe pedgógico-administraiva.

Estamos recebendo relatos, fotos e vídeos diários das famílias, que estão acompanhando as propostas. Junto com as crianças das turmas de pré, as demais crianças da família e os adultos de todas as idades têm tido a oportunidade de ouvir músicas e histórias, adentrar no mundo da imaginação, criar, cantar, dançar, desenhar, jogar, recortar, colar, pintar, ...

Chegando ao término da primeira semana de atividades, não poderíamos deixar de registrar nosso encantamento com os resultados inciais do empenho de todos, especialmente das famílias em permitir a livre expressão infantil e trazer tanta riqueza a este momento.

No dia-a-dia no CMEI, a gente acolhe as famílias com frases do tipo "Sua presença aqui é muito importante"; "A criança que tem a família acompanhando sua vida escolar tem mais sucesso" ou "A criança fica entusiasmada e orgulhosa quando vê a família participando". À equipe de professores e demais profissionais da unidade, dizemos "A educação de Curitiba somos nós", "O conhecimento é a única coisa que ninguém pode tirar de você", "A aprendizagem emerge do cotidiano com as crianças", e ainda "Professor nunca para de estudar e se aprimorar".

Pensando sobre estas e outras frases, e olhando as fotos e os vídeos que temos recebido diariamente das famílias das crianças e ainda com as interações e atividades que as professoras do CMEI estão acompanhando e planejando, chegamos à conclusão de que estamos mesmo no caminho certo: A qualidade da educação infantil depende de cada um de nós. Mas, acima de tudo, depende de todos nós. 

Um pouco separados, mas sempre juntos, seguimos em frente com o compromisso de fazer o nosso melhor.

Autor: Irmã Dulce, CMEI | Fonte: Karin Cristina
00271365.jpg
17/4
1/22