Escola Municipal Rio Negro, Escola Municipal

Homem na Lua

Publicado por:  Andressa da Silva Sant'helena

Reações adversas...

Para conhecer um pouco mais sobre a viagem do Homem até a Lua, nossos estudantes participaram da oficina intitulada “O homem na Lua – foguete”.

Foram realizados estudos e leituras a respeito do assunto. Conheceram a história de Neil Alden Armstrong que  em 16 julho de 1969, deixava a Terra a nave da missão que transformou em realidade um dos sonhos mais antigos da humanidade: a chegada do homem à Lua. Há exatos 44 anos, a Apollo 11 foi lançada do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida, na ponta do foguete Saturno V.

Um pouco sobre ele:

Neil Alden Armstrong nasceu em Wapakoneta, Ohio, no dia 5 de agosto de 1930. Desde pequeno demostrou seu interesse por aeronaves, indo trabalhar ainda jovem num aeroporto.

Com apenas 19 anos entrou para a Marinha Americana onde prestou serviços durante 3 anos. Entre 1949 e 1952, Neil foi piloto de caça da Marinha atuando na Guerra da Coréia.

Cursou Engenharia Aeronáutica e fez um mestrado em engenharia espacial. Começou a trabalhar como piloto de provas e em 1962 foi chamado pela NASA para exercer o posto de astronauta.

Em 1966 participou da missão Gemini 8 e, em 1969, da missão Apollo 11. Essa última foi a que o imortalizou quando ele pisou na lua.

Em 1971 deixou a Estação espacial americana e foi ser professor na Universidade de Cincinnati, Ohio.

Trabalhou durante dois anos como presidente do Comitê Presidencial Consultivo para o Corpo de Paz (1971-1973).

Em 1978 recebeu do presidente Jimmy Carter a “Medalha de honra espacial do Congresso”, um prêmio criado em 1969 para homenagear os grandes astronautas. Neil foi o primeiro astronauta a receber essa medalha.

Em meados dos anos oitenta, participou como membro da Comissão Nacional do Espaço (1985-1986).

Em 1986 foi vice-presidente da Comissão presidencial para a investigação do acidente da Challenger. Além disso, ele trabalhou em diversas empresas privadas.

Mesmo depois de se aposentar, Armstrong continuou dando palestras. Neil era muito reservado e alguns detalhes da sua vida pessoal são ainda desconhecidos. Sabe-se, portanto, que ele foi casado duas vezes e teve dois filhos.

Para homenagear tal feito, os estudantes decidiram construir um foguete. Utilizaram materiais descartáveis na confecção e lançamento, os alunos fizeram uma pesquisa na internet  sobre a evolução da astronáutica, desde seu surgimento até os grandes ônibus espaciais. Assistiram fragmentos do filme "Zathura e Céu de outubro”, posteriormente abriu para discussão sobre a poluição gerada por materiais descartáveis. Conversaram  sobre a produção e uso de garrafas pet, além dos efeitos de seu descarte inapropriado.

Esse trabalho diferenciado, possibilitou uma maior socialização e relaxamento, os estudantes mostraram ter adquirido os conhecimentos sobre o principal assunto, e sobre a necessidade do REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR. Além disso, o projeto despertou uma série de curiosidades pertinentes ao assunto, as quais foram muito além do objetivo.

Confeccionar um foguete, utilizar produtos simples que causaram reações químicas inusitadas não esperadas por eles foi a maior sensação, pois aprenderam a lidar com a frustração nos primeiros lançamentos e em seguida com a euforia da conquista ao ver o lançamento acontecer.

O foguete

Foguete caseiro, feito com garrafa pet utilizando reação química de vinagre com bicarbonato de sódio para gerar a propulsão de lançamento.

Alanis relatou: “após duas tentativas, agora vai.. a professora vai mexer e ele vai sair do chão...”

Eduardo todo empolgado não desanimou, percebeu que a reação só aconteceria se colocasse mais produto para reagir. E foi o que fez: “Olha professora, vou colocar mais bicarbonato e ele vai sair do chão”. Realmente saiu.

Assim, de forma criativa os estudantes aprenderam  a  importância do estudo da astronomia e o desenvolvimento da astronáutica (exploração espacial e indústria bélica), o que é propulsão, aerodinâmica e pressão interna de gases.

Espaço Maker/ Farol do Saber e Inovação Rubem Braga / Profª. Viviani de Fátima Glok

Autor: Viviani de Fátima Glok | Fonte: E.M. Rio Negro
Homem na lua