Hoje tem diversão? Tem sim senhor!

    Publicado por:  Karin Cristina Coradin

     O mundo da diversão e da fantasia do circo encanta a todos e aguça o imaginário infantil com sua música, dança, cenário e figurino, além de seus personagens mágicos, engraçados e muito habilidosos.

     Os diferentes espetáculos circenses provocam a curiosidade e são o passaporte para o desenvolvimento integral das crianças, contemplando aspectos físicos, cognitivos, emocionais e sociais. Ao incentivar a aprendizagem de forma lúdica, as professoras buscaram ampliar o conhecimento das crianças, que puderam desenvolver a sua criatividade e imaginação.

     O Programa Linhas do Conhecimento proporcionou uma experiência única para as crianças da turma do Pré II do CMEI Erondy Silvério, que assistiram ao espetáculo Bicirqueiros, que tem a bicicleta como elemento central, em cenas que retratam a atmosfera circense. Para enriquecer a proposta, as professoras organizaram uma série de atividades lúdicas envolvendo muitas das linguagens que estão presentes na atmosfera circense.

     O trabalho iniciou com uma roda de conversa e vídeos de malabaristas e equilibristas, que usam a bicicleta em suas exibições. Algumas brincadeiras de movimento, como “Pedala, pedalinho” e “Palhacinho de brinquedo” também foram realizadas com as crianças.

     O uso dos tablets foi um ponto de destaque nesta proposta, sendo que as crianças fotografaram o rosto dos colegas e depois escolheram sua melhor foto para desenhar sobre ela a maquiagem de um palhaço, utilizando o aplicativo Markers. As crianças demonstraram suas habilidades com a tecnologia e pereberam que é possível fazer muitas versões de palhacinhos a partir de uma única foto.

     Ainda entre as fases desta proposta, foram disponibilizados nos cantos de atividades diversificadas, alguns jogos de memória com o tema circo, e as professoras fizeram a contação da história “O palhacinho narigudo”. As famílias também tiveram participação nas atividades, sendo que cada criança escolheu um formato de máscara de algum personagem do circo e levou para decorá-la em casa. As máscaras retornaram ricamente decoradas com os mais diversos materiais e as crianças brincaram muito.

     Para coroar o projeto, crianças e professoras foram assistir ao espetáculo Bicirqueiros, no Espaço Excêntrico Mauro Zanatta. Foi um show de malabarismo, equilibrismo e palhaçaria, retratando o uso da bicicleta através dos tempos e em diversos espaços, como a rua, a estrada e os parques. Ao final do espetáculo, participaram de um lanche coletivo e de uma mini oficina de circo orientada pelos artistas Marina Prado e Matias Donoso, que com muita graça e habilidades, proporcionaram momentos de diversão e encantamento para todos!

Autor: Erondy Silvério, CMEI | Fonte: Karin Cristina