Hoje Curitiba está completando 328 anos ...

    Publicado por:  Caroline Kupczki Krezko

 

Parabéns “Cidade Maravilhosa, linda e ardorosa...”

A cidade, acolhedora, educadora que abriga tantos povos, de tantas culturas e que nessa mistura, influenciada pela geografia, com seus espaços cheios de beleza estética;

Os museus com a sua arte, cultura, história;

O clima que traz sofisticação e equipa com uma gama de recursos, instrumentos preparando a todas as situações; 

Os relacionamentos, os jeitos de ser de viver, dentro de casa e fora, nos espaços de nossa cidade são inferidos pela cidade e pelo tempo vivido.

As atividades de comemoração aconteceram conforme esse novo jeito de fazer, de celebrar; de viver...

“Curitiba, Cidade Educadora”. A aniversariante cumpre muito bem o seu papel, qualificando a educação e tudo que acontece em nossa Cidade.

Nos construímos enquanto pessoas, por meio de tudo que vivemos, a forma com que nos relacionamos, que vamos a Universidade, ao Colégio, a Escola, ao CMEI; ou no modelo remoto;

As relações que fazemos e vivemos dentro de casa e fora dela são elementos e situações de educam...

Neste contexto da Pandemia, modificamos as formas de nos relacionar, formas de trabalhar, de estudar, de comemorar.

O formato online; o virtual tomou conta de nossas vidas...

Sendo assim, quando alguém de nosso convívio faz aniversário, além de comemorar com a pessoas, gostamos de falar das qualidades, da história da pessoa e o que ela significa para nós.

Hoje Cidade querida, sem festas, sem aglomerações, sem passeios nos tantos locais agradáveis, históricos, mas com muitas lembranças na memória e no coração.

Assim fizemos uso do famoso ditado popular, “recordar é viver”.

De dentro de casa, no resgate de fotografias, revivemos, recontamos as lembranças da nossa cidade, dos lugares por onde andamos com a família, com amigos, ou sozinha/o mesmo...

Numa sessão nostalgia, nos grupos de whatsapp, as famílias e profissionais postaram imagens da crianças com os familiares, nos diversos passeios realizados pela nossa cidade e contaram suas histórias.

As crianças, motivadas enviaram áudios, vídeos das recordações agradáveis.

Foi lembrado do aniversário das crianças, da professora Márcia, que sempre reclama que sua festa é ofuscada pelo aniversário de Curitiba que é mais grandioso.

A importância Márcia, é igual, apenas a aniversariante Curitiba, abriga mais pessoas, histórias e lembranças.

Ao olhamos todas as histórias que vieram de nossas crianças, professoras e famílias, vemos o quanto a cidade de Curitiba interfere nas nossas vidas.

E quanto A Cidade é especial.

Feliz aniversário Curitiba, que Deus abençoe todos e todas a pessoas que aqui vivem e que no próximos ano possamos fazer uma grande festa e com muita aglomeração.

Só que não, né... ainda vai levar um tempo...

 

Autor: Ivete Bussolo | Fonte: Ivete Bussolo
00289420.jpeg
Curitiba 328 anos
1/81