Muitos são os alunos e alunas que passam e passaram pela nossa escola. Cada um que passa deixa um pouco de si e leva também um pouco de cada um com que puderam dividir suas angústias, alegrias e conheciemento. A nossa escola oferece a quem não teve a oportunidade de estudar a EJA, Educação de Jovens e Adultos. Para homenagéar e contar um pouco sobre a histórias desses estudantes a Secretaria Municipal de Educação lançou o livro da EJA, nele você encontrará histórias de vidas e de superação de jovens, adultos e idosos - entre 15 e mais de 80 anos - que realizaram o desejo de estudar, nele estão reunidas “Histórias da EJA: como mudei minha vida frequentando a escola. O livro foi lançado na noite desta segunda-feira (7) durante uma cerimônia no Centro de Formação Continuada da Educação, no Centro.
O evento reuniu os 116 autores das narrativas que compõe o livro - estudantes das turmas de educação de jovens e adultos (EJA) das escolas municipais de Curitiba, seus professores e familiares.
Para compor a coletânea, foi selecionada uma história de cada turma das 63 escolas municipais que ofertam as diferentes modalidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Uma escolha difícil diante da importância de cada relato. Os parágrafos, independentemente do autor, narram histórias muito semelhantes vividas por homens e mulheres que precisaram trabalhar, cuidar da família ou da saúde durante a infância e por isso adiaram sua participação na escola.
O livro foi organizado pela equipe da Coordenadoria de Políticas Educacionais para Jovens e Adultos (COPEJA) e, além das belas histórias que evidenciam a transformação na vida das pessoas a partir da educação, reúne informações que serão aproveitadas na elaboração de um plano de medidas para qualificar o ensino e a aprendizagem nas turmas de EJA do Município.
Paabéns aos nossos estudantes que não perderam a vontade de estudar e aprimorar seus conhecimentos!!
Autor:
Foz do Iguaçu, EM
|
Fonte:
EM Foz Iguaçu