História da Escrita com os 1ºs anos do CAIC Bairro Novo

    Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

Como será que os primeiros homens desenvolveram a escrita?

As turmas dos 1ºs anos do CAIC Bairro Novo, 1AA da Professora Maria do Carmo, 1AB da Professora Marilene Krause e 1AC da Professora Letícia Siqueira, fizeram essa investigação num trabalho pedagógico muito interessante que utilizou diversas linguagens. Acompanhem nas fotos.

As professoras apresentaram aos estudantes a história da escrita, mostrando os registros pré-históricos, as chamadas pinturas rupestres realizadas nas paredes das cavernas.

Os estudantes assistiram a animação “Os Crods”. Veja aqui o trailer do filme.

As professoras promoveram um momento literário com a contação de história do livro “Rupi! O Menino das Cavernas” do autor Timoty Bush.  O livro conta a história do menino que vivia na Idade da Pedra, Rupi, que não era um bom caçador, mas ele sabia desenhar muito bem, contando assim, a importância das pinturas rupestres, que nada mais eram do que registros do cotidiano feito pelos primeiros homens nas paredes das cavernas.

As professoras então, propuseram aos estudantes produzirem diferentes formas de registro e diferentes riscantes. Com tinta guache, os estudantes fizeram seus registros em papel bobina e também nos murais dispostos pela unidade. Ficaram lindos e nós te convidamos a olharem as fotos dessa notícia.

Eles também desenharam cavernas nos cadernos, e após todo esse processo, as professoras apresentaram aos estudantes o símbolo universal: o alfabeto!

Parabéns Professoras Maria do Carmo, Marilene e Letícia pelo rico trabalho contextualizado! Nós adoramos as produções dos estudantes.

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública  de qualidade agradece! E esperamos a visita de todos vocês na nossa Fanpage. Use sempre as hashtags  #caicbn #educomunicacao #paginadocaic

 

Autor: Professora Patricia Molina Treufeldt | Fonte: Professora Letícia Siqueira
00204982.jpg
leticia
1/10