Gravidade

    Publicado por:  Juliane Diniz Modesto Fontes

Para aprender e entender sobre gravidade, nada como uma experiência!

Os estudantes do 3º ano A puderam comprovar na prática a existencia da GRAVIDADE!

O ponto Fucral.

Material:

 Batata. 
 2 garfos de metal. 

 Palito. 
  Copo de vidro. 

Procedimento 
     1. Arranja uma batata que tenha os eixos de simetria horizontal e vertical quase bem definidos. 

     2. Espeta o palito na batata seguindo os eixos de simetria desta. (o local de colocação do palito deve ser no eixo de simetria vertical e um pouco acima do eixo de simetria horizontal) 

     3. Espeta os dentes de cada um dos garfos na batata, de maneira a que o palito fique entre os garfos. (o local de espeto de cada um dos garfos deve ser escolhido tal que o eixo de simetria vertical do conjunto seja mantido) 


     4. Coloca o palito na borda do copo e ajusta o ângulo entre os garfos por forma a que o equilíbrio se verifique. (se o conjunto cair para fora do copo, diminui o ângulo entre os garfos. Se, pelo contrário, o conjunto cair para dentro do copo, aumenta o ângulo entre os garfos)

O porquê? 

O conjunto constituído pelo palito, batata e garfos fica em equilíbrio na borda do copo! Assim como os equilibristas do circo, o conjunto fica suspenso na borda do copo sem cair. Este facto é devido à existência de um ponto no palito, onde se pode supor que toda a massa do conjunto está concentrada. Quando apoiamos esse ponto na borda do copo é como se colocássemos um objeto virtual de igual massa nesse mesmo local. 

No conjunto da experiência, o centro de massa ou gravidade está localizado no palito porque o peso da batata é contrabalançado pelo dos garfos. Sendo assim, quando quiseres fazer de equilibrista trata de encontrar a intersecção dos teus eixos de simetria e desloca-te por forma a que esse ponto esteja sempre em cima do fio onde te equilibras. Experimenta, mas não te magoes! 

Fonte: http://cienciaemcasa.cienciaviva.pt/fulcral.html

Autor: Jardim Santos Andrade, EM | Fonte: Jardim Santos Andrade, EM
00160688.jpg
Ciências
1/23