Grafitagem dos muros da Escola Municipal Jaguariaíva

Publicado por:  Paulo Henrique Machado

Curitiba está sediando, desde a última sexta-feira (11/04), o Street of Styles, Encontro Internacional de Graffiti. Com apoio da Secretaria Municipal do Esporte Lazer e Juventude e da Fundação Cultural de Curitiba, o evento já reuniu mais de 250 pessoas ligadas ao grafite, de 17 estados brasileiros e 16 países para palestras, wokshops, skate sessions, concurso de breakdance, apresentação de hip hop e intervenções nos bairros da cidade.

Uma dessas intervenções foi realizada nos muros da Escola Municipal Jaguariaíva, que receberam grafite como estratégia para evitar pichações.

O grafite é arte ou manifestação artística que consiste em pinturas e inscrições em muros, paredes e demais espaços públicos onde for possível. Por muito tempo visto como um assunto irrelevante ou mera contravenção, atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, mais especificamente, da street art ou arte urbana - em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade.

“Encontros como este ajudam a mostrar a beleza e o trabalho envolvidos a grafitagem, que faz o seu protesto e a sua manifestação por meio da arte. Queremos levar esta atividade para mais espaços públicos”, ressaltou o prefeito Gustavo Fruet.

Para o organizador do Street of Styles, Michael Devis, a cada ano o evento ganha mais adeptos e ajuda a difundir as diferentes técnicas desta arte. “Queremos mostrar todos os estilos de rua e a comunidade está aprovando. Vários moradores da região já pediram para que seus muros também fossem grafitados”, disse.

Autor: NRE Boa Vista | Fonte: SME, NRE Boa Vista
EM Jaguariaíva - Grafite