Governo do Estado lança projeto alinhado ao Linhas do Conhecimento

    Publicado por:  Claudia Pereira Muniz

O Linhas do Conhecimento, programa de aulas de campo idealizado pelo prefeito Rafael Greca para apresentar Curitiba aos estudantes das escolas municipais, acaba de ganhar uma iniciativa semelhante e de alcance estadual. É o Rolê Cultural, lançado nesta quarta-feira (4/9) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pelo 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça, José Laurindo de Souza Neto.

Ao lado do governador, Greca também assinou o termo que cria a ação. Ela foi proposta pelo TJ para promover a inserção de crianças e adolescentes nos diferentes ambientes culturais, por meio de visitas guiadas. O Museu Paranaense, antiga sede do governo estadual, foi o local escolhido para a solenidade e para abrir a agenda de visitas guiadas.

“É por meio de iniciativas assim que o futuro, representado pelos jovens, encontra o passado, que é a nossa história, e dá sentido a ele. É assim, enchendo lugares especiais de piás e gurias, que vamos planejar o futuro que está na cabeça de cada um”, observou o Greca.

“É a cultura mais acessível, universal, principalmente para os jovens”, completou o governador.

Os primeiros a participar

Os primeiros a participar da ação foram estudantes de 4º e 5º anos do Centro de Educação Integral (CEI) Lauro Esmanhoto, da Regional Boa Vista, e da Escola Municipal Nova Esperança, da Regional Portão. Como as autoridades, os pré-adolescentes foram recebidos pelo grupo musical da organização não governamental Passos de Criança, que toca instrumentos de percussão.

Participaram do evento a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; os secretários estaduais Hudson José (Comunicação Social e Cultura) e Guto Silva (Casa Civil); o presidente em exercício do TJ, Telmo Cherem; o deputado estadual Rubens Recalcatti; o coordenador do Sistema Estadual de Museus, Renê Wagner Ramos; e os prefeitos Gerson Colodel (Almirante Tamandaré) e Bihl Zanetti (Campina Grande do Sul).

 

Autor: SME | Fonte: SMCS