Google Education disponível para escolas municipais

Publicado por:  Renato Augusto Spagnol

A partir de 2018, as 185 escolas municipais, 208 centros municipais de educação infantil (CMEI) e unidades de educação especial poderão utilizar as ferramentas educacionais da plataforma de serviços de educação do Google. A parceria entre a Prefeitura e a empresa norte-americana de tecnologia foi confirmada em novembro, durante um evento em São Paulo.

O Google for Education oferece recursos para uso dos professores no planejamento e nas atividades em sala de aula. Entre eles está a plataforma G Suite for Education, que inclui os aplicativos Sala de Aula, Gmail, Drive, Calendário, Docs, Planilhas, Formulários, Slides, entre outros.

A Secretaria da Educação já começou a implementação técnica e haverá treinamento para a equipe pedagógica, a partir de fevereiro de 2018.

Com o G Suite for Education, documentos, planilhas, apresentações, formulários e outros tipos de arquivos ficarão disponíveis na nuvem e de forma organizada, podendo ser acessados de maneira simples por professores e gestores das unidades educacionais.

Facilidades

Os arquivos ainda poderão ser compartilhados facilmente e editados de forma colaborativa e simultânea. O espaço do drive para as escolas é ilimitado e o Google for Education informa que não retém os dados das escolas participantes, nem explora comercialmente o conteúdo disponibilizado pelas unidades.

Além disso, o uso do aplicativo Google Sala de Aula facilitará a comunicação dos professores com a turma e permitirá o acompanhamento do desempenho dos estudantes pelo educador. Essa sala de aula virtual permite organizar todas as turmas num só lugar, podendo agendar atividades e corrigi-las, sem a necessidade de utilizar papel, e até mesmo criar roteiros de aulas multimídia, com vídeos e jogos educacionais.

Professores e estudantes terão ainda possibilidades como o Google Expedições, que permite viagens virtuais a diferentes partes do mundo, Google Maps, Earth e Street Views, que possibilitam explorar conteúdos de História e Geografia de um jeito inovador, levando crianças e adolescentes em explorações pela Terra, Lua, oceanos ou até mesmo a região da escola, do bairro.

Além das ferramentas educacionais disponibilizadas pela plataforma, as escolas e CMEIs poderão ter e-mail corporativo tendo como domínio o nome da unidade. Os usuários das escolas terão armazenamento adicional ilimitado no Gmail e no Google Drive, além de acesso compartilhado ao Google Drive, Google Agenda e outros aplicativos G Suite for Education.

Os participantes não receberão anúncios e contarão com suporte 24 horas por dia. A plataforma educacional oferece ainda recursos de segurança aprimorados. A parceria com a empresa Google não terá custos para a Prefeitura de Curitiba e tem o apoio da Getedu, parceiro oficial do Google for Education.

Autor: Albert Schweitzer, EM | Fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/unidades-ed