Mais de 350 estudantes da rede municipal de ensino participaram da Gincana Virtual de 2017, atividade promovida pela Secretaria Municipal da Educação, aberta às turmas de 1º ao 5º ano. Os participantes tiveram que cumprir quatro desafios durante três meses.
Nesta edição, o objetivo foi destacar a cultura, curiosidades, turismo e as características típicas de Curitiba, promovendo o sentimento de identidade e pertencimento ao local onde os estudantes vivem. Com o tema “Nas Trilhas da Cid@de: conexão curitibinh@s”, eles organizaram e executaram ações para a transformação dos espaços que vivem ou frequentam, como o bairro ou a escola, por exemplo. Depois, utilizaram recursos tecnológicos e as mídias digitais para divulgar o que fizeram.
Um dos desafios da gincana consistiu em identificar um ponto de referência na própria escola ou um local próximo para ser revitalizado. Para concluir a atividade, a equipe Gralha Azul, da Escola Municipal João Macedo Filho, no Jardim das Américas, reuniu pais, professores e estudantes para transformar a praça. O objetivo foi deixar o lugar mais agradável para as pessoas e mostrar que todos podem contribuir para melhorar o entorno.
Foram retirados os entulhos, o mato para evitar a invasão de animais peçonhentos e ainda fizeram uma horta. De acordo com a professora Virgínia Matias, que acompanha a equipe na gincana, a revitalização não vai parar por aí. “A meta é continuar o trabalho de preservação da mata ciliar, que protege o córrego que passa pelo local”, conta Virgínia.
Na Escola Municipal CEI Érico Veríssimo, no Boqueirão, a equipe Heróis da Igualdade revitalizou o corredor de acesso e a entrada por onde passam todos os frequentadores da unidade, deixando o lugar colorido, acolhedor e mais acessível. A ação feita pelos alunos teve a colaboração das famílias que doaram tintas, pincéis e materiais para recepcionar bem os visitantes da escola.
Para a professora Neusa Cavalheiro de Lima Camargo, “a gincana foi muito produtiva. As atividades propostas despertaram a curiosidades dos estudantes em conhecer a história dos lugares da cidade e também os incentivou a participar e buscar soluções para possíveis problemas que afetam a população”.
Estudantes das 11 escolas que concluíram os quatro desafios da Gincana Virtual terão a oportunidade de visitar a FTD – Digital Arena, espaço tecnológico educacional localizado no Campus Curitiba da PUCPR, nesta quarta-feira (6/12). Eles vão assistir ao filme “O recife encantado”.
Autor:
SME
|
Fonte:
http://www.pam.curitiba.pr.gov.br/