Germinando com a Educação Infantil

    Publicado por:  Liz Fernandes Pimente

Quando madura, toda e qualquer semente germinará se encontrar condições adequadas. Podemos definir germinação como a retomada do crescimento e do desenvolvimento do embrião. Para que isso ocorra, a semente precisará principalmente de água, gás oxigênio e temperatura adequada.

Uma das primeiras coisas que ocorre na germinação é a absorção de água pela semente. À medida que a semente vai se enchendo de água, a casca se rompe, permitindo a entrada de oxigênio (muito importante para as células do embrião). É importante lembrar que o embrião que fica no interior das sementes possui substâncias nutritivas que o nutrirão à medida que ele for se desenvolvendo.

Depois que as células do embrião recebem água, oxigênio e temperatura adequada, elas começam a se desenvolver, dando origem à primeira estrutura que sai da semente, que é chamada de radícula. A radícula será a futura raiz da planta e ela começa a crescer para dentro do solo, de onde tirará os sais minerais e a água de que precisa para continuar a se desenvolver. Na pequena plantinha também poderemos ver o caulículo e a gêmula. O caulículo dará origem à parte inicial do caule (chamado de hipocótilo); enquanto a gêmula originará a parte superior do caule (chamado de epicótilo) e as primeiras folhas.

Se a semente de uma planta germinar em um local adequado, ela conseguirá desenvolver suas raízes, caule e folhas, transformando-se em uma jovem planta. Depois de adulta, ela produzirá frutos e sementes, que darão continuidade à vida da espécie.

Fonte: http://escolakids.uol.com.br/germinacao-da-semente.htm

A turminha da Educação Infantil da Professora Janete está aprendendo a germinação de uma maneira muito divertida: cuidando da sua própria plantinha.

Cada aluno fez o seu boneco maluco com sementinhas de alpiste e todos os dias molham e aparam, caso precise.

Os alunos perceberam, na prática, como acontece a germinação, a formação das raízes, etc.

Autor: Prof.ª Joana Raksa, EM | Fonte: Liz Fernandes Pimentel