Os 2,3 mil estudantes atendidos pelo Sistema de Transporte para a Educação Especial (Sites) terão 66 novos ônibus quando as aulas presenciais retornarem, em data a ser definida pela Prefeitura de Curitiba. Além disso, as rotas serão mais curtas e rápidas, sem a parada no terminal do Cristo Rei, como ocorria anteriormente.
O Sites existe há 30 anos e leva os estudantes de suas casas até as 34 escolas especiais de Curitiba. Antes da pandemia foram feitas reuniões com as famílias dos estudantes que usam o sistema para definição das alterações nas rotas.
“Além da renovação da frota, o tempo de ir e vir dos estudantes será reduzido. Esse investimento traz qualidade ao transporte das crianças”, destacou o prefeito Rafael Greca que participou, nesta quinta-feira (4/6), da vistoria dos novos ônibus e das obras do Centro de Desenvolvimento Profissional (CDP) da Secretaria Municipal da Educação, no Parque dos Tropeiros, na CIC.
Duas empresas administram os veículos da educação especial, a Trans Isaak, de Curitiba, e a Unicarga, de São Paulo.
Formação de professores
Em seguida, o prefeito vistoriou as obras do novo CDP do Parque dos Tropeiros. Com investimentos próximos a R$ 1 milhão por parte da Educação, o antigo salão de eventos será transformado em um centro de formação para os profissionais da área.
Numa área total de 1,3 mil metros quadrados, serão seis salas de aula (três no térreo e três no mezanino), além de auditório, sanitários, área administrativa, copa e almoxarifado. O local tem jardim e espaço para estacionamento. As obras incluem piso, teto, forro, colocação de divisórias internas, revisão de estruturas, entre outros itens.
“Criamos este espaço em 1994 como evocação ao passado tropeiro, à cultura tradicionalista. Agora foi recomposto e vai renascer como a Universidade Livre do Professor”, afirmou o prefeito.
“É importante que os professores tenham espaços para formação e temos investido na criação de centros por toda a cidade”, disse a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, que acompanhou o prefeito.
Presenças
Também participaram o administrador da Regional CIC, Raphael Keiji; a chefe do Núcleo Regional da Educação da CIC, Maristela Teodoro; e os representantes das empresas de ônibus Ricardo Isaak e João Isaak (Trans Isaak) e Alexandre de Freitas Borges (Unicargas).
Autor:
SME
|
Fonte:
SME