"Fórum Permanente - A organização do trabalho pedagógico nas Escolas Municipais de Curitiba"

    Publicado por:  Marina Andretta

          No dia 26 do mês Junho foi realizado o Fórum Permanente de Pedagogas de Escolas no NRE/TQ, que teve como objetivo refletir sobre a organização do trabalho pedagógico. O momento foi conduzido pela equipe pedagógica do núcleo em parceria com a representante do Departamento do Ensino Fundamental. O encontro  possibilitou  repensar a forma como os pedagogos planejam as intervenções e ações pedagógicas com as equipes de profissionais das unidades.

          As discussões e reflexões foram pautadas no texto das autoras Lilian Pessoa e Maria do Céu Roldão (2015), com o seguinte título: “Estratégias viabilizadoras da “boa formação” na escola: do acaso à intencionalidade”, que inicia com a seguinte provação:

Que o “bom ensino” produz melhor aprendizagem, ninguém provavelmente discordará. A discordância surge quando quiser se chegar a acordo sobre o é “bom ensino” (Oliveira- Formosinho 2009, p. 228).

          Assim, para ter clareza das dimensões e considerações sobre o que é o “ensino na escola” e como traçar metas, estabelecer estratégias, criar formas de avaliação para instituir o “bom ensino”, os profissionais, pensando no diagnóstico de sua unidade, discutiram o com seus pares e sintetizaram suas reflexões sobre a importância do planejamento diante das necessidades coletivas e individuais da unidade.

Autor: NRE Tatuquara | Fonte: Juliana Luchtenberg - Articuladora Pedagógica
00228513.jpg
Fórum pedagogas 13
1/14